Minho

Exposição “D. Catarina de Bragança – Memórias de uma Aliança” patente na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, recebe, até dia 15 de Julho, a exposição “D. Catarina de Bragança – Memórias de uma Aliança”, no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica.
Trata-se de uma exposição de obras criadas em hospitais e escolas para o projeto Portugal-UK 650, incluindo obras criadas no âmbito do projeto “Marinheiros da Esperança” em parceria com as Forças Armadas Portuguesas, o Serviço Nacional de Saúde e o Ministério do Mar.

A inauguração da exposição decorreu hoje e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Maria João Araújo, presidente das comemorações Portugal-UK 650.

Segundo o Autarca Bracarense, é um “orgulho para Braga receber as comemorações da aliança diplomática mais antiga e mais duradoura do mundo. Esta exposição marca o arranque de um conjunto de iniciativas que vão decorrer ao longo dos próximos dias para celebrar esta relação histórica do nosso país e que tem produzido muitos frutos em diversos domínios da sociedade”.

Este ano comemoram-se os 650 anos da Aliança Luso-britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo em vigor. O Município de Braga é uma das entidades que está envolvida na organização de um vasto conjunto de iniciativas que irão decorrer entre Portugal e o Reino Unido.

Para além da celebração das datas mais importantes, como os 650 anos do Tratado de Tagilde, assinalado a 10 de Julho de 2022, e do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, celebrado a 16 de Junho de 2023, as comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, englobam diversas iniciativas como atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais.

O início da formalização da Aliança Luso Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372. A concretização da Aliança ocorreu no ano seguinte, com a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de Junho de 1373, pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal. Esta aliança foi renovada no Tratado de Windsor de 1386 e por outros sucessivos tratados ao longo dos séculos.

O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site: https://portugal-uk650.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *