DestaqueVILA VERDE

Renovada a fotografia do centro urbano da Vila de Prado

O Largo Antunes Lima, a Praça Comendador Sousa Lima e envolventes, na Vila de Prado, foram, hoje, inauguradas com pompa e circunstância. Um investimento a rondar um milhão de euros e que “renova a face urbana da Vila de Prado”, como lembrou a presidente da câmara de Vila Verde.

A cerimónia começou com a atuação do cantor pradense, Rogério Braga, contou com a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado e com a bênção do padre João Correia.

Para Júlia Fernandes, “as intervenções em zonas com importância histórica, como é o caso destes espaços da Vila de Prado, reclamaram redobrados cuidados e exigiram mesmo autorizações das entidades competentes, mas, com persistência e grande vontade de alavancar o progresso desta zona sul do concelho, foi possível concretizar o ambicioso plano de regeneração urbana que, conforme podemos constatar, mudou a face da Vila de Prado”.

A autarca lembrou que “os trabalhos, que tiveram em consideração a importância histórica dos espaços, junto à Casa da Botica e à Ponte Filipina sobre o rio Cávado, foram executados com o objetivo de proporcionar a dignificação e a valorização dos mesmos”.

Às obras hoje inauguradas, a presidente da câmara juntou “as intervenções que foi possível realizar, primeiro na requalificação da praia fluvial do Faial e, mais recentemente, no paredão junto à ponte de Prado”, e que “representam importantes mais-valias no âmbito do plano que gizámos para valorizar a zona ribeirinha desta linda Vila e para aproximar as pessoas ainda mais do rio Cávado, um curso natural de água com potencialidades invejáveis para o veraneio e para os desportos náuticos”.

Albano Matos
O presidente da junta da Vila de Prado manifestou a sua “satisfação pelas obras” considerando a inauguração, “sem dúvida, uma das mais importantes da minha vida como presidente da Junta”. Respondendo a “alguns velhos do Restelo”, Albano Matos revelou que foram plantas 25 árvores no Largo Antunes Lima e seis tílias na Praça Comendador Sousa Lima, substituindo “outras que estavam a apodrecer”.

O autarca aproveitou para considerar “inadmissível” roubar plantas dos jardins públicos por parte da população e prometeu criar dinâmicas culturais e desportivas para dar vida aqueles espaços. Albano Matos apontou, ainda, a requalificação das estradas como um dos próximos objetivos”.

Patrício Araújo
O vereador, natural da vila de Prado, Patrício Araújo, afirmou que “nos últimos anos foi feito o maior investimento público que a Vila de Prado já viu no seu historial”. As intervenções respeitam a memória do povo de Prado e “dão dignidade à sala de visitas e porta de entrada na Vila de Prado e no concelho de Vila Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *