Minho

Braga avança com parceria com Yerucham e MindCet

Uma delegação do Município de Braga participou, na passada semana, na “Israel EdTech Week”, uma iniciativa promovida pela MindCet que juntou, nas cidades de Yerucham e Tel Aviv, alguns dos principais actores do sector das Tecnologias para a Educação (EdTech), entre os dias 23 e 26 de Outubro.

A MindCet, que pertence ao Centro Tecnológico de Educação (CET) de Israel, tem como missão desenvolver um ecossistema de inovação vocacionado para EdTech, e possui neste momento um importante papel neste país, conhecido internacionalmente como a “Startup Nation”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, considera que “esta visita abriu portas para uma futura colaboração entre os dois ecossistemas de inovação”, esperando contar, já no final de Novembro, com a participação da MindCet e de Yerucham no Unique Summit, onde poderão partilhar esta experiência de construir um ecossistema de inovação relacionado com as novas tecnologias aplicadas em contexto educacional numa pequena cidade, distante das principais áreas metropolitanas como Tel Aviv.

Esta delegação, que incluía o Director da Startup Braga, Luís Rodrigues, e Nuno Gouveia, do Gabinete de Apoio à Presidência, teve ainda a oportunidade de reunir com a autarca de Yerucham, Tal Ohana, e os responsáveis da MindCet – o Presidente Avi Warshavsky e Vice-Presidente Cecília Waisman -, onde participou ainda, de forma digital, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Nesta reunião iniciaram-se conversações para o estabelecimento de uma relação entre as duas cidades e respectivos ecossistemas de inovação numa parceria na área do Talento e EdTech.

A “Israel EdTech Week” teve como momentos de maior destaque a conferência “Shaping the Future 2022” e o “EdTech Prime Time”, que decorreu na Bolsa de Valores de Tel Aviv e que juntou empreendedores, startups, decisores políticos e investidores especializados no sector, tendo ambas as iniciativas contribuído para encetar contactos que favoreçam a ligação a um novo vertical de inovação para o ecossistema de Braga. A MindCet, entidade que tem experiência de mais de uma década na área, será uma parceira privilegiada neste desenvolvimento.

Esta visita surgiu também no seguimento de uma iniciativa que tem sido desenhada ao abrigo da iniciativa Talent Cities do Global Parliament of Mayors e que se destina a criar um ecossistema internacional de talento, para corresponder aos desafios mais prementes na criação e captação de talento. Ao abrigo desta iniciativa, irá também ser desenvolvida uma parceria com a cidade de Yerucham.

No decorrer desta visita, Luís Rodrigues integrou ainda o júri do concurso que escolheu a startup israelita que irá representar o país nos Global Edtech Startups Awards, a maior competição da comunidade Edtech do mundo, uma joint venture entre parceiros dos 6 continentes que conseguiram construir uma comunidade de +6000 EdTech Startups de +130 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *