NACIONAL

Navio ‘Mondego’ regressa à base após mês de missão no Sul de Espanha

O navio patrulha costeiro “Mondego”, da Marinha Portuguesa, regressou hoje à tarde à Base Naval de Lisboa, após cumprir um mês integrado na operação INDALO 2022, sob égide da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – FRONTEX.

Entre os dias 4 de outubro e 2 de novembro, o navio português efetuou 331 horas de navegação, percorrendo 3 518 milhas náuticas.

Durante este período, o navio detetou, tanto pela sua ação de patrulha na área de operações, como através da colaboração com o ICC Madrid, que solicitou inúmeras vezes o seu empenhamento na interceção de possíveis embarcações de migrantes, um total de 47 migrantes. Destas ações, destaca-se o resgate de 11 migrantes para bordo do navio patrulha “Mondego”, que lhes prestou assistência médica e forneceu mantimentos.

Todos as pessoas resgatadas foram, posteriormente, recolhidas por embarcações do serviço de salvamento marítimo espanhol, nomeadamente, as SALVAMAR SPICA E DRACO.

A agência FRONTEX agradeceu o empenho do navio patrulha costeiro “Mondego” e da sua guarnição durante todas as ações, nas quais demonstrou uma rápida resposta e um elevado sentido de colaboração com as autoridades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *