Minho

Resgatados corpos de vítimas de deslizamento de terras em Esposende

Os corpos dos dois jovens que hoje morreram vítimas de um deslizamento de terras em Palmeira de Faro, Esposende, foram resgatados dos escombros pelas 14h50, disse fonte da Proteção Civil.

Em declarações à Lusa, o 2.º comandante distrital de Operações e Socorro de Braga, Rui Costa, adiantou que a remoção dos cadáveres está agora apenas dependente da autorização do delegado de Saúde e da Polícia Judiciária (PJ).

Os corpos serão levados para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

Rui Costa, adiantou que a habitação sofreu “danos estruturais”, o que significa que vai ser necessário o realojamento dos quatros membros da família que escaparam ilesos.

“A forma de realojamento ainda está a ser avaliada”, acrescentou.

O arcebispo de Braga. D. José Cordeiro, lamentou nas redes sociais a morte de dois jovens num deslizamento de terras, em Esposende, durante a madrugada desta quarta-feira.

Esta manhã, recorde-se, um deslizamento de terras atingiu uma habitação “unifamiliar”, onde residiam seis pessoas. Os dois jovens, de 22 anos, foram as únicas vitimas mortais, enquanto que as restantes quatro – incluindo dois menores de idade – escaparam ilesas e sem ferimentos.

Através do Facebook, o arcebispo mostrou “grande consternação e profunda tristeza” pelo incidente.

A Arquidiocese de Braga de Braga e a Paróquia de Santa Eulália de Palmeira de Faro, nas pessoas do seu arcebispo, D. José Cordeiro e pároco, Pe. Armindo Patrão, desejam endereçar profundas condolências e solidariedade aos familiares dos falecidos”, escreveu D. José Cordeiro, que assumiu a liderança da única arquidiocese do país em dezembro do ano passado.

Também o presidente da junta de freguesia de Palmeira de Faro e Curvos, no concelho de Esposende, lamentou a morte dos dois jovens. Numa nota no Facebook, Mário Fernandes lamentou o sucedido e identificou os dois jovens que foram “vítimas de um grave acidente, causado por uma derrocada que os atingiu em casa enquanto dormiam”.

Um deslizamento de terra e de pedras de grandes dimensões em Palmeira de Faro, no concelho de Esposende, atingiu na madrugada de hoje uma habitação unifamiliar, em que se encontravam seis pessoas.

Dois jovens que se encontravam no primeiro piso morreram.

As restantes pessoas – um casal entre os 40 e os 50 anos e duas crianças, de 02 e 12 anos, foram retiradas ilesas.

O alerta para o deslizamento de terras foi dado às 03h55.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *