Canábis não é melhor do que um placebo para atenuar dores
Afinal, a canábis (e os óleos feitos com CBD) pode não ser tão eficaz no alívio da dor como se pensa, diz um novo estudo. Investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, concluíram que a marijuana acaba por ter um efeito igual ao de um placebo.
Para fazer esta investigação, publicada na Journal American Medical Association, revista científica, foram analisados 20 estudos, feitos em 11 países, que envolveram 1.459 pessoas, entre 2000 e 2021. A maioria dos participantes era do sexo feminino e tinha entre 33 e 62 anos.
Leia Também: Consumo de marijuana pode aumentar o risco de hospitalizações, diz estudo
Assim, a equipa não encontrou “nenhuma diferença significativa entre o uso da canábis e um placebo para reduzir a dor”, explica o DailyMail, citando um estudo.
Segundo o jornal, foram analisados o efeito de vários produtos feitos com marijuana, ingeridos através de medicamentos, ‘sprays’, óleos e fumo, em diferentes condições causadoras de dores como danos nos nervos e esclerose múltipla. Os resultados mostraram que a intensidade da dor reduziu significativamente, tanto em resposta a um placebo, assim como à canábis.
Nesta revisão também se descobriu que a maioria dos participantes conseguia distinguir o placebo e a canábis, mesmo que fossem pequenos, e com sabores e aparência iguais. Algo que pode ter, em parte, influenciado os resultados do estudo, explica o DailyMail.