CURIOSIDADES

Afinal, as batatas são ou não inimigas da dieta?

Geralmente, as dietas incluem restringir o consumo de alimentos ricos em carboidratos como as batatas, no entanto, é possível que este ingrediente não seja o inimigo. Segundo um novo estudo, feito nos Estados Unidos, as batatas “não aumentam o risco de criar resistência à insulina, são ricas em nutrientes essenciais e estão cheias de benefícios para a saúde”, explicam os investigadores, em comunicado.

Aliás, os investigadores até conseguiram demonstraram que, ao contrário do que se acredita, normalmente, “as batatas não afetam negativamente os níveis de glicose no sangue. Na verdade, os indivíduos que participaram no estudo perderam peso”, diz Candida Rebello, nutricionista e professora assistente da Pennington Biomedical.

O estudo, publicado na Journal of Medicinal Food, revista científica, envolveu 36 participantes, com idades entre os 18 e os 60 anos. Todos com excesso de peso, obesidade ou resistência à insulina – problema relacionado obesidade, diabetes tipo 2, pressão arterial e colesterol alto diabetes.

Os investigadores justificam estas conclusões dizendo que “as pessoas tendem a comer o mesmo peso de comida, independentemente do conteúdo calórico, para se sentirem satisfeitas”. Por isso, ao comer alimentos mais pesados e com poucas calorias, como as batatas, é mais fácil reduzir o número de calorias consumidas.

Então, no estudo, os investigadores não reduziram o tamanho das porções consumidas, mas sim o seu conteúdo calórico, ao incluir batatas. Assim, conseguiram entender que os participantes se sentiam cheios, mais rapidamente e, muitas vezes, nem terminavam a refeição. Algo que ajuda a perder (e controlar) peso sem muito esforço.

Durante o estudo, as batatas consumidas foram preparadas de forma a conservar todos os seus nutrientes, ou seja, com casca. Assim, “quando comparamos uma dieta com batatas a uma dieta com feijão e ervilhas, descobrimos que são iguais em termos de benefícios à saúde”, explica a investigadora, em comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *