Concurso de Reis da Ribeira do Neiva

A Casa do Povo de Ribeira do Neiva (CPRN), em parceria com a Junta de Freguesia da União das Freguesias da Ribeira do Neiva, organizou ontem uma tarde calorosa de música e convívio num encontro de reis e tradições. O primeiro concurso de Cantares dos Reis de Ribeira do Neiva contou com a presença de diversos grupos que reavivaram as tradicionais cantigas populares que celebram a visita dos Reis Magos.

Entre os grupos participantes foram premiados três: a Associação de Pais da Escola Básica de Ribeira do Neiva (3.º classificado), o Grupo Folclórico “União de Tradições” (2.º classificado) e “Os Reis da Serra” (1.º classificado). Os laureados receberam cabazes com produtos regionais de produtores de Ribeira do Neiva.

No painel de jurados estiveram Luís Rocha (professor, músico, instrumentista e finalista de um concurso de músicos da RTP), Cristiano Lopes (em representação da CPRN) e António Costa Pereira (homem da terra e colecionador de música tradicional).

Todos os grupos receberam uma lembrança de participação oferecida pela Câmara Municipal de Vila Verde que se fez representar pelos vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo. Também a Junta de Freguesia da União das Freguesias da Ribeira do Neiva ofereceu uma lembrança e os prémios.

O concurso abriu com a atuação dos utentes e colaboradores/as da CPRN e do músico Luís Rocha.

“Queremos agradecer a todos os grupos que participaram e fizeram deste encontro um evento muito participado: Grupo de Escuteiros de Sta. Maria de Duas Igrejas, Grupo Coral de S. Paio de Azões, Associação de Pais da Escola Básica de Ribeira do Neiva, Rancho Folclórico e Etnográfico de Pedregais, Rusga dos Amigos de Godinhaços, Grupo Coral da Touceira, Grupo ‘Os Reis da Serra’, Rusga dos Amigos do Bombo e grupo Folclórico ‘União de Tradições'”, diz a CPRN em comunicado.

Entre grupos, familiares e populares, o evento reuniu mais 300 pessoas no parque de merendas da Touceira (Codeçal, Ribeira do Neiva).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.