CIAB organiza sessão de esclarecimento na Póvoa de Lanhoso
A resolução da conflitualidade de consumo é hoje, em grande medida, assegurada pelo recurso à Rede de Arbitragem de Consumo que integra os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, onde se inclui, na nossa região, o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo.
O CIAB completou em 2022, 25 anos de intensa atividade, encontrando-se a executar um programa de comemorações que incluem atividades nos 19 municípios da nossa área de abrangência.
Uma dessas atividades consiste na entrega aos municípios de diversos materiais (onde se incluem flyers, cartazes e um roll up com informação relativamente ao serviço que os munícipes podem solicitar ao CIAB através da Câmara Municipal.
Na verdade, o CIAB desenvolve um projeto com os municípios associados, designado de SMIC (Serviço Municipal de Informação ao Consumidor), onde é dada formação a um técnico do município que está afeto ao projeto.
O CIAB presta informação aos consumidores e empresas relativamente ao Consumo e resolve reclamações de consumo utilizando procedimentos como a mediação, conciliação e arbitragem.
Possui também um serviço de apoio aos consumidores sobre endividados, integrado na Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE).
Neste âmbito, irá realizar-se uma sessão de informação, no próximo dia 7 de março, pelas 17h30, na Câmara Municipal da Povoa de Lanhoso, onde contará com presença do Presidente da Câmara Municipal da Povoa de Lanhoso, Frederico de Oliveira Castro, do Diretor-Executivo do CIAB, Fernando Viana, dos 22 presidentes das juntas de freguesia de Povoa de Lanhoso, da técnica do município afeto ao SMIC (Vânia Carvalho). Na referida sessão serão também entregues os materiais referidos.
Precedida da sessão aos presidentes da junta será efetuada uma breve apresentação aos funcionários do município da povoa de Lanhoso.