O Município de Amares desenvolveu junto dos alunos do pré-escolar e das suas famílias um projeto de educação alimentar sobre lanches escolares. Reconhecendo a importância de uma alimentação saudável e da educação alimentar desde tenra idade, a autarquia desenvolveu o projeto “Lanches Saudáveis”, para incentivar crianças e pais/encarregados de educação a prepararem lanches variados, equilibrados e completos.
O projeto desenvolveu-se em três fases, tendo iniciado com a observação e avaliação dos lanches escolares das crianças do pré-escolar do Centro Escolar D. Gualdim Pais, nos períodos da manhã e da tarde. Este diagnóstico permitiu auferir uma visão global dos lanches que as crianças consomem durante o período escolar, e sob os quais incidiu as duas fases seguintes do projeto.
Numa fase posterior, foram dinamizadas sessões de educação alimentar junto de todos os alunos da educação pré-escolar de Amares. As cerca de 400 crianças foram sensibilizadas, através de uma história encenada sobre a Roda dos Alimentos, para a importância de lanches saudáveis, que contribuem para o bom desenvolvimento físico e intelectual, a saúde e o bem-estar geral.
Sendo a escola o local de excelência para a transmissão de conhecimentos e promoção de atitudes e comportamentos mais conscientes no que se refere à alimentação, o projeto desenvolveu-se maioritariamente em ambiente escolar. No entanto, numa terceira e última fase, os pais e encarregados de educação também foram chamados a participar numa sessão de sensibilização, com o objetivo de consciencializá-los para a importância de escolhas alimentares saudáveis na hora de preparar as lancheiras. Nesta sessão, foram apresentadas várias opções de alimentos saudáveis a incluir nos lanches da escola, mas também nos lanches de casa, de forma a aumentar o potencial máximo de crescimento e desenvolvimento da criança, o seu rendimento escolar e a prevenção de doenças crónicas no futuro.
O projeto culminou na passada sexta-feira, Dia Mundial da Obesidade, com a elaboração de um breve guia sobre lanches escolares, com especial enfoque para a quantidade de açúcar presente numa diversidade de alimentos consumidos normalmente pelos mais pequenos.