PS Vila Verde apresenta na Assembleia Municipal proposta sobre as refeições, maioria do PSD vota contra
O PS de Vila Verde aprese4ntou uma proposta na Assembleia Municipal para que as refeições escolares passem para a alçada do Município. Uma proposta que foi rejeitada por maioria.
Baseado na lei, os socialistas lembram que “compete aos órgãos municipais assegurar as refeições escolares, mas também fazer a correta gestão dos refeitórios escolares, no que se refere à rede pública de educação pré-escolar e de ensino básico e secundário, incluindo o ensino profissional”.
Por isso, “o Município de Vila Verde tem o dever de assegurar as refeições escolares de qualidade e gerir da melhor forma os refeitórios escolares. Contudo, o mesmo nem sempre se tem verificado, como é do conhecimento de todos”.
Para os socialistas, “estamos aquém daquilo que poderá ser um paradigma de gestão eficiente e responsável das nossas cantinas escolares, da formação disponível para os operacionais que nelas laboram e desenvolvem a sua atividade profissional, da qualidade, que se impõe ser sempre superior, na preparação, confeção e distribuição da alimentação escola”.
O PS considera que “a câmara municipal deve procurar alcançar melhores resultados no serviço de refeitório prestado aos nossos alunos, investindo de novo nas infraestruturas e equipamentos que todas as instituições escolares do nosso concelho detêm, e que, por uma deliberação pouco prudente do passado, foram desativadas a custo de uma prestação de serviço que se julgava diminuir encargos financeiros, prestando o mesmo serviço alimentar”.
Dando como exemplo Municípios como Barcelos, Ponte de Lima, Braga ou Esposende, “onde cada uma das suas instituições escolares dispõem de cantina escolar”, os socialistas pedem que “Município de Vila Verde assuma a gestão direta do serviço de refeições escolares, ativando as cozinhas existentes nas diversas instituições escolares, bem como contratando os recursos e serviços necessários ao seu bom funcionamento, de acordo com o modelo que venha a implementar e de acordo com as necessidades específicas de cada estabelecimento de ensino”.