Minho

Areal de Barcelinhos com animação nos dias 17 e 24 de junho e 1 e 8 de julho

A diversão vai regressar ao Areal de Barcelinhos, com a 23.ª edição dos Joracarsil Jogos do Rio, iniciativa promovida pelos Amigos da Montanha, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Barcelinhos, que este ano será nas tardes dos sábados de 17 e 24 de junho e 1 e 8 de julho.

Tal como nas edições anteriores, e depois de dias árduos de trabalhos de limpeza nas margens do Cávado e na ponte medieval, realizados pela “família” Amigos da Montanha, composta por dirigentes, sócios, funcionários e voluntários, está praticamente tudo pronto para os quatro dias de festa da principal atividade concelhia de dinamização e valorização do rio Cávado.

Desde os insufláveis, as piscinas, o slide, os jogos, a parede de escalada, a canoagem, os passeios de motas de água e workshops. Tudo com muita alegria e diversão, numa lógica de promoção do desporto, do ambiente, do lazer e do fairplay, a partir das 14h00 e durante as tardes dos quatro sábados.

Caraterística constante dos Jogos do Rio, a colaboração com outras entidades, grupos e associações concelhias, será para continuar, com aulas de zumba, jump, treino funcional, cross militar e spinning, entre outras modalidades, a criarem grande dinâmica e vivacidade no real. Novidade este ano é a participação da GNR – Guarda Nacional da Republicana. Tendo como mote a vertente ambiental dos Jogos do Rio, a GNR vai promover uma ação de sensibilização já no dia de abertura dos jogos.

Além disso, os mais pequenos vão ser convidados a vestir as fardas da GNR para fazerem mini patrulhas pelo areal verificando se tudo corre em conformidade e informando sobre a importância da ética ambiental. O programa de lazer terá também em palco um workshop com a Escola Pé de Dança onde todos podem experimentar vários ritmos, a participação do Clube Karaté de Barcelos, e uma aula de jump pelo Máximo Gym.

Novidade será também a modalidade de Beach Padel. Todos vão poder praticar a modalidade e no dia 8 de julho haverá um jogo de demonstração com a presença de Pedro Maio, atleta 8 vezes campeão nacional com 36 títulos internacionais. A participação em todas as atividades de lazer é gratuita.

No campo desportivo, os torneios irão decorrer mantendo o regulamento anterior, com jogos de futebol, voleibol de praia, canoagem, orientação e atletismo, em competições de equipas seniores masculinas, femininas e infantis. No areal de Barcelinhos, recorde-se, é disponibilizado um bar, sombrinhas, wc e chuveiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *