DESPORTO

Deuses são gregos, mas milhões são lusos. SC Braga está na Champions

O SC Braga carimbou, ao início da noite desta terça-feira, o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao ‘resgatar’ uma vitória, por 0-1, da visita ao Panathinaikos, no Estádio Olímpico de Atenas, uma semana depois de ter conquistado um triunfo, na Pedreira, por 2-1.

O emblema minhoto junta-se, desta feita, ao Benfica e ao FC Porto na próxima ronda da maior prova europeia de clubes. Agora, fica a aguardar pelo sorteio da próxima quinta-feira, pelas 17h00 (hora de Portugal Continental), quando ficará a saber quais os adversários que irá ter pela frente.

Milhões na mão de Matheus
O jogo era de extrema importância para as temporadas de ambas as equipas, mas não se traduziu num belo espetáculo. Longe disso. Os primeiros minutos ficaram marcadas por repetidas interrupções, ora devido a faltas, ora devido ao comportamento dos adeptos, que tiveram o condão de interrompê-lo por três vezes, devido ao uso de lasers.

Aos poucos, o SC Braga foi conseguindo reunir o discernimento necessário e começou a ensaiar algumas investidas para o ataque, principalmente, pelos pés de Bruma e Álvaro Djaló, que procuram levar para a frente uma equipa que, dado o resultado, adotou uma abordagem (naturalmente) mais conservadora.

Aos 14 minutos, Abel Ruiz deu o primeiro sinal de aviso, com um remate a rasar o poste, após desviar em Rubén Pérez. Aos 31 minutos, e depois de o Panathinaikos provocar alguns ‘sustos’, o espanhol desperdiçou uma oportunidade de ouro para desfazer o nulo, quando, isolado, atirou para uma boa defesa de Alberto Brignoli.

A melhor chance de todas acabou, no entanto, por pertencer aos homens da casa. À beira do apito para o intervalo, Georgios Vagiannidis foi às alturas cabecear para uma estirada magistral de Matheus Magalhães, que manteve, desta maneira, o emblema minhoto bem ‘vivo’ nesta eliminatória.

Bruma deu a ‘machadada final’
A segunda parte começou, praticamente, com uma má notícia para Artur Jorge, que se viu obrigado a retirar Sikou Niakaté, devido a lesão, para lançar Serdar Saatci. Aos 54 minutos, por pouco o treinador dos minhotos não recebeu outra, não fosse mais uma intervenção decisiva de Matheus Magalhães, a remate de Sebastián Palacios.

Embalada pelo bom momento, a equipa do Panathinaikos começou, gradualmente, a subir linhas e a instalar-se no meio-campo defensivo de um SC Braga que foi abdicando cada vez mais da iniciativa de jogo. Foi então que, já aos 83 minutos, Bruma soltou-se das ‘amarras’, foi à área contrária e marcou o golo que selou o resultado final.

Até final, ainda houve tempo para o Panathinaikos ‘cheirar’ o golo do empate. No entanto, o ex-Benfica Filip Djuricic e o ex-Sporting Andraz Sporar apresentaram-se com a ‘mira’ desafinada, depois de ‘saltarem’ do banco de suplentes, pelo que o resultado acabou por manter-se inalterado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *