DestaqueVILA VERDE

Vila Verde reforça investimento na prevenção de fogos florestais

Com o objetivo de aumentar a rapidez e melhorar as condições de segurança na intervenção e combate direto aos incêndios florestais, o Município de Vila Verde prossegue o plano de beneficiação e reforço da rede primária de caminhos em zonas florestais e de montanha do concelho.

Numa visita de reavaliação dos trabalhos em curso, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, reiterou a importância do trabalho de “prevenção e sensibilização das populações e proprietários florestais para a preservação e valorização do extraordinário património natural de todo o concelho de Vila Verde”.

“Foi feito um trabalho fantástico nos meses de julho e agosto, em que não tivemos incêndios de grandes proporções, porque foram combatidos nos minutos iniciais, graças também à instalação de câmaras de vigilância e ao posto avançado dos bombeiros no Vade. E foi igualmente importante o comportamento colaborante das populações e o esforço dos privados na limpeza dos terrenos”, afirmou Júlia Rodrigues Fernandes, num balanço dos meses de Verão.

No entanto, a autarca – acompanhada pelo vereador Patrício Araújo e responsáveis municipais da proteção civil – alertou para os riscos acrescidos do final de Verão e início de outono para o concelho de Vila Verde, onde nos últimos anos se têm agravado os incêndios rurais.

“Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais evidentes. Temos de trabalhar em conjunto, para minorar os efeitos devastadores dos excessos ora de temperaturas elevadas ora de pluviosidade. Por isso, estamos a intervir ao nível dos caminhos florestais, mas é fundamental que privados e proprietários, juntas de freguesia e administradores de baldios, bombeiros e associações cooperem para podermos superar estes novos desafios”, apontou Júlia Rodrigues Fernandes.

Mais de 40 kms em caminhos
O plano de intervenção na rede viária florestal contempla e o alargamento e a regularização da plataforma de rodagem, bem como a reconstrução das valetas e ainda a reparação e instalação de novos aquedutos, abrangendo mais 40 quilómetros de caminhos florestais. A intervenção decorre em articulação entre as entidades com responsabilidade na prevenção dos incêndios rurais, como sejam o Município de Vila Verde e os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, num investimento superior a 60 mil euros.

As intervenções abrangem as freguesias de Dossãos, Ribeira do Neiva, Barbudo, Esqueiros, Negovilde e Travassós, Carreiras S. Tiago, Moure, Gomide, Aboim da Nóbrega e Gondomar e Valdreu. Visam reduzir os efeitos nefastos da propagação de incêndios entre as freguesias, aumentando simultaneamente as condições de segurança e rapidez no combate a potenciais fogos.

Este trabalho é feito na sequência de uma planificação definida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Verde, que levou ainda a efeito diversas intervenções na melhoria dos pontos de água para combate aos incêndios rurais, nomeadamente na Ribeira da Mó com a colaboração da Junta de freguesia da Ribeira do Neiva e em Prado S. Miguel, onde, com a autorização dos proprietários florestais, foi possível criar um “corredor” de acesso aos meios aéreos de combate aos incêndios.

O Município de Vila Verde possui uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal e conta com a colaboração de duas Equipas de Sapadores Florestais, fruto de um protocolo com a Associação Florestal do Cávado, que durante os períodos de maior risco de incêndio definidos pela ANEPC realizam ações de vigilância dos espaços florestais do concelho e no restante período no ano realizam ações de silvicultura preventiva nas faixas secundárias de gestão de combustíveis definidas.

Graças a todas estas intervenções e ações desenvolvidas pelo Município e a uma maior colaboração das populações nas ações de limpeza dos terrenos, a par do trabalho dos Bombeiros e dos Sapadores florestais, tem sido possível diminuir o número de ignições e aumentar a resiliência do território do concelho de Vila Verde aos incêndios rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *