Minho

Aprovados em reunião de executivo municipal de Guimarães cerca de 1,8 milhões de euros em apoios às IPSS

Na Reunião do Executivo Municipal foram aprovados por unanimidade apoios a 104 Instituições de Solidariedade Social do concelho de Guimarães, num valor total de 1.748.547,14€.

As candidaturas foram avaliadas de acordo com os critérios previstos nos artigos 10º e 11º do Regulamento de Apoio às Instituições de Solidariedade Social – Regulamento n.º 607/2010 de 15 de Julho, dos quais destacamos a qualidade e interesse dos projetos, a continuidade e qualidade de execuções anteriores ou o grau de criatividade e inovação. Um dos critérios da avaliação foi também o contributo que as propostas representam para o combate à exclusão social e para a correção de desigualdades de ordem socioeconómica.

Os subsídios de maior relevo referem-se maioritariamente a candidaturas que têm patentes respostas sociais de suma importância para a comunidade envolvente, e que respondem às necessidades plasmadas no Plano de Desenvolvimento Social para o Crescimento Inclusivo de Guimarães, nomeadamente obras que visam a promoção e garantia da eficiência energética e projetos de inovação social e de apoio ao envelhecimento ativo.

Destaque-se ainda a intervenção concertada que Guimarães está a levar a cabo junto da população Sem-Abrigo (constituição do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo) e também no âmbito da promoção do bem-estar e da garantia dos direitos das crianças e jovens (Programa Guimarães Cidade Amiga das Crianças e constituição do Núcleo da Garantia para a Infância de Guimarães), bem como a prioridade que foi concedida aos projetos que visam responder a uma necessidade que se tem vindo a assumir como gravosa ao nível da disponibilidade de mais lugares nas valências de berçário e de creche pelas instituições do nosso concelho.

Deixe um comentário