TecMinho vai capacitar jovens migrantes para o empreendedorismo e patentes
Com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inclusão social entre os jovens migrantes de 1.ª e 2.ª geração, a TecMinho (interface da Universidade do Minho) integra o projeto Erasmus+ “PatENT – Patent Entrepreneurship for Migrants”.
Pretende-se contribuir para a melhoria da empregabilidade dos jovens migrantes (18-30 anos) e facilitar a sua inclusão social na comunidade, integrando-os no mundo do empreendedorismo, encorajando-os a traçar o seu próprio caminho, e motivando-os para a criação de uma empresa. A parceria deste projeto europeu vai criar, nos cinco países parceiros (Portugal, Alemanha, Estónia, Irlanda e Lituânia), seis centros de empreendedorismo e formação na área de patentes orientados para jovens migrantes de 1.ª e 2.ª geração, os quais continuarão a funcionar após o término do projeto (fevereiro de 2025).
O projeto PatENT está estruturado em dois eixos de trabalho: numa primeira fase, está a ser realizado um trabalho de investigação para recolher o estado-da-arte sobre as oportunidades de empreendedorismo para os migrantes. Serão, depois, criados os 6 centros para partilhar informação e formar jovens migrantes sobre empreendedorismo e registo de patentes. Para inspirar os jovens migrantes empreendedores, a parceria PatENT irá desenvolver um documentário em vídeo, no qual se contam histórias de empresários migrantes.
Numa segunda fase do projeto, e de modo a reforçar as competências das entidades parceiras, dos animadores de jovens e dos educadores, serão criados e lançados cursos de formação e vários recursos didáticos centrados no empreendedorismo e na proteção de patentes, material dirigido a profissionais do setor do trabalho com jovens.
Estudo sobre Empreendedorismo Migrante
A TecMinho está a auscultar jovens empreendedores migrantes em Portugal (de primeira e segunda geração) acerca da sua experiência relacionada com as áreas de Empreendedorismo, Inovação, e Propriedade Intelectual. O estudo está a ser realizado em cada país parceiro através, num primeiro momento, de preenchimento de um breve questionário:
https://forms.gle/A7W2aL6Ebp8gzZKJ8 (em Língua Portuguesa)
ou em https://forms.gle/5Xe7nqDmu1tYXnFW6 (em Língua Inglesa)
O Projeto PatENT é cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, sendo um esforço de colaboração que envolve organizações parceiras de diferentes países europeus, cada uma com um conjunto único de competências especializadas, que incluem centros de transferência de tecnologia, interfaces de Universidades, especialistas em tecnologia educativa, organizações peritas em trabalho orientado a jovens, e especialistas em empreendedorismo e em desenvolvimento de conteúdos: VILNIUS TECH (Lituânia), Active Youth (Lituânia), TecMinho (Portugal), Outside (Alemanha), Learning Library OU (Estónia), e Momentum (Irlanda).