CURIOSIDADES

A forma como dá apertos de mão diz muito sobre a sua saúde

Um aperto de mão firme pode causar uma boa impressão. Contudo, existem mais coisas que é possível decifrar com base nesta forma de cumprimento. Sabia que pode dizer muito sobre a sua saúde?

O jornal Metro falou com alguns especialistas e juntou vários estudos para perceber o que pode estar em causa. Veja o que um aperto de mão pode revelar.

Problemas cardíacos
Um aperto de mão fraco pode indicar futuros ataques cardíacos. A conclusão é de um estudo da Queen Mary University, em Londres, no Reino Unido. “Pode tornar-se uma maneira fácil de identificar pessoas com alto risco de doenças cardíacas”, revelou Steffen Petersen, um dos responsáveis pelo estudo.

Morte precoce
Um estudo feito entre 1951 e 1976 mostrou que quem tinha menos pressão no aperto de mão estava em maior risco de vir a ter uma morte precoce.

Depressão
“A menor força de pressão no aperto foi associada a um aumento da probabilidade de depressão”, revelaram os investigadores de um estudo da National Library of Medicine.

Demência
“Perda de força no aperto de mão tem sido associada ao declínio das funções cognitivas e físicas”, conta o farmacêutico Ian Budd.

Problemas de circulação
“É aqui que os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés se fecham, geralmente em resposta ao frio”, explica Adam Staten.

Problemas musculares
“Pode indicar fraqueza muscular ou condições que afetam a força muscular”, diz o médico de família Suhail Hussain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *