Minho

‘Empurrão Cultural’ é um projeto de inclusão social desenvolvido em Braga

O ‘Empurrão Cultural’ é um projeto que desafia empresas, escolas e instituições a promoverem visitas culturais e promove a inclusão social e cultural em Braga. Foi lançado pela Fundação Bracara Augusta e pela CERCI Braga (Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos) no âmbito do projeto internacional ‘ISA Culture’, com o suporte da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga. Pretende a mobilização coletiva em torno da cultura, e tem que ser com todos.

A empresa Triformis Técnica aceitou o desafio, levou os colaboradores em horário laboral ao Museu dos Biscainhos e tiveram como guia o Paulo, utente da CERCI. Contrariando assim os quatro grandes indiciadores da não participação cultural: o custo; a falta de tempo; a falta de companhia e a falta de informação sobre a programação.

No final, os participantes questionaram o Paulo, que disse que “este projeto representa muito, porque é uma área que eu adoro, tanto o turismo como a história. Sempre sonhei em trabalhar. Desde os 16 anos sonho ter o meu primeiro emprego e já tenho 30, ou seja, nunca trabalhei e também para ser um pouco mais autónomo e ganhar o meu próprio dinheiro. Deviam vir mais vezes, apostar mais na cultura, no turismo, visitando mais espaços culturais, mais áreas de turismo, mais museus, etc.”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *