DestaqueVILA VERDE

Diogo Piçarra, Ivandro e Ana Bacalhau são os destaques musicais do Santo António de Vila Verde

“Do povo para o povo”. É assim que a presidente da câmara de Vila Verde se refere às Festas de Santo António que vão decorrer de 12 a 16 de junho e que hoje foram apresentadas. Musicalmente, os destaques são Ana Bacalhau (convidada especial da Orquestra da Academia de Vila Verde no dia 13), Ivandro (uma escolha dos mais jovens dia 14), os Wildchains (na primeira parte de Ivandro) e Diogo Piçarra (a encerrar as festividades dia 16).

Júlia Fernandes realça os cinco dias de festa “envolvendo todos as associações e instituições do concelho que co-organizam as atividades deste dias”, permitindo, também, que haja “uma adesão muito grande da população”. A autarca espera que passam “milhares de pessoas” pelo concelho no Santo António.

Em termos de programa, a véspera do feriado é dedicada às rusgas numa organização da Associação Etnográfica de Vila Verde- Rancho Típico Infantil. No feriado municipal, a tarde é para as marchas organizadas pela Junta de Freguesia de Vila Verde Barbudo e Casa do Povo de Vila Verde estando previstas a participação de cerca de 30 marchas, envolvendo dezenas de crianças. Neste dia à noite a Orquestra Viv’Arte convida Ana Bacalhau.

Dia 14 fica para a atuação dos Wildchains e de Ivandro (uma escolha dos mais jovens numa escolha numa Assembleia realizada recentemente). Sábado é dia do cortejo da tradição (17h00) onde quase todas as freguesias mostram os seus usos e costumes ou a gastronomia e vinhos. A noite é dedicada ao 63º Festival Folclórico Luso-Espnahol com a presença de grupos de Castro Daire, Pombal, Santarém, Ponteareas (Galiza) e Sevilha (Andaluzia), para além do grupo folclórico de Vila Verde que organiza.

No último dia, para além da missa solene, o desfile filarmónico conta com uma novidade, para além das bandas de música de Vila Verde e Aboim da Nóbrega participa a banda musical La Cecilienne Du Landeron da Suiça que atuará na tarde deste dia. Tarde que tem o festival folclórico concelhio com a presença do Rancho Infantil de Pico de Regalados, dos Ranchos de Cabanelas, Atiães, União de Tradições, da Vila de Prado, Valdreu e Marrancos.

A procissão está marcada para as 17h00 e antes da atuação de Diogo Piçarra, há o concerto filarmónico. Piçarra encerra às festividades com um concerto marcado para as 22h00.

Como habitualmente mantêm-se o Festival da Febra com a participação de três restaurantes (mais um do que no ano passado) e a after party até às 4h00.

Outros eventos
Paralelamente, haverá um concurso de montras dinamizado pelo comércio local sobre a alçada da Associação Empresarial de Vila Verde , a montra ‘Sardinha para todos’ no Posto de Turismo elaborada pela APPACDM de Vila Verde, o Trail Antonino (a 2 de Junho) e as Festividades de Santo António de Mixões da Serra entre 9 e 13 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *