DESPORTO

Ultrapassados os 1500 participantes na BMcar Meia Maratona do Cávado

A segunda edição da BMcar Meia Maratona do Cávado, que se realizou na manhã do 19 de maio, foi um sucesso tremendo, reforçando a ideia que passou na primeira edição, há um ano, de que o novo formato do evento organizado pelos Amigos da Montanha, em parceria com os Municípios de Barcelos e de Esposende, é uma aposta mais do que acertada.

Saindo da fronteira do concelho de onde é natural a Associação, voltou a ligar Barcelos a Esposende, com este ano, contrariamente a 2023, a partida da prova principal, a Meia Maratona, de 21 kms, a sair do Município barcelense, concretamente da Avenida da Liberdade, e a chegada a dar-se na Rua Santa Marta dos Anjos, junto à marginal de Esposende.

Quanto aos vencedores, Fábio Oliveira, da equipa ovarense Guilhovai, ganhou a Meia Maratona, em masculinos, com o tempo de 1h05m30s. Em femininos, foi a atleta da “casa”, dos Amigos da Montanha, Doroteia Peixoto, a primeira a cortar a meta, com o tempo de 1h23m16s. Referir, ainda, que, além da Meia Maratona, que partiu de Barcelos, a Mini Maratona, de 10 kms, a Caminhada, de 8kms e a Milha, de 1,6 kms, decorreram todas no concelho de Esposende.

No final, Fábio Oliveira era naturalmente um homem satisfeito. “Foi uma prova excelente, difícil, especialmente em Barcelos, pelo sobe e desce. Foram duas vitórias em duas semanas, dois anos depois de voltar à atividade.”. Fábio Oliveira realçou, ainda, que foi evidente que “os dois concelhos gostam muito da modalidade, do atletismo, e isso viu-se nas pessoas que estiveram na rua ao longo do percurso e na reta final da meta, com muita gente a apoiar a minha chegada e a dos restantes atletas”.

Já Doroteia Peixoto destacou o facto de ter vencido “uma prova com um percurso bastante duro, mas com muitos apoios ao longo do trajeto.”. Sublinhando, ainda, “a excelência da organização, com muita gente na rua, às portas das casas por onde passávamos, a apoiar os atletas e, na prática, o Desporto”, realçando, por fim, que “Barcelos e Esposende são duas cidades lindas e logo as duas a juntarem-se a apoiarem o Desporto”.

Américo Alves, presidente dos Amigos da Montanha, por seu lado, não tem dúvidas. “´Foi claramente uma aposta ganha. É notório o envolvimento, quer do Município de Barcelos, quer do Município de Esposende, e isso é essencial para o crescimento desta prova. Houve também uma evolução no número de participantes e isto tem tudo para continuar a crescer.”. O dirigente disse, por fim, que “as bases estão lançadas para que o evento seja alargado ao âmbito nacional e internacional e o próximo passo é apostarmos na sua promoção”.

“Cada vez mais a sinergia entre municípios é fundamental para a afirmação dos territórios. Estando estas duas cidades, estes dois concelhos, ligados também pelo Rio Cávado, a Meia Maratona do Cávado é mais um evento que se insere nessa estratégia. Assim, o Município de Esposende não poderia deixar de estar ao lado do Município de Barcelos e dos Amigos da Montanha nesta iniciativa.”. referiu o Vereador do Desporto de Esposende, Rui Losa.

Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, reforçou que a Meia Maratona do Cávado é uma aposta ganha, salientando o trabalho conjunto dos dois municípios e o sucesso da prova pelo segundo ano consecutivo.

PÓDIOS II BMcar Meia Maratona do Cávado

Geral Meia Maratona 21 km Masculino

1.º FÁBIO OLIVEIRA (Guihovai): 1h05m30s
2.º SAID AMEQRANE (Ponterrolense): 1h06m14s
3.º FERNANDO SERRÃO (SC Braga ) 1h07m17s

Geral Meia Maratona 21 km Feminino

1.º DOROTEIA PEIXOTO (Amigos da Montanha) Vet F40: 1h23m16s
2.º MARIA FÁTIMA MELO (Individual) Vet F50: 1h27m39s
3.º SÍLVIA PEREIRA (Team El Comandante) Vet F45: 1h29m20

Geral Mini Maratona 10 km Masculino
1.º RAFAEL PEREIRA (AD Pedome): 32m01s
2.º JOÃO RODRIGUES (Clube Desportivo S. Salvador do Campo): 32m19S
3.º MIGUEL VIEIRA (Movimento Juventude de Merelim): 33m04S

Geral Mini Maratona 10 km Feminino
1.º PAULA MARQUES (Individual) Vet F40: 46m14s
2.º JULIANA DIAS (Individual) Vet F50: 47m27s
3.º NATHALI CAMPOS (Individual) Vet F45: 47m39s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *