Minho

Ares de Verão trazem teatro, música, novo circo, folclore e muito mais a Braga

A partir de 1 de Julho e até ao final de Agosto, a cidade de Braga será envolvida por uma brisa suave e revigorante que irá refrescar os dias e as noites quentes desta estação, com o programa cultural Ares de Verão.

A iniciativa foi apresenta esta sexta-feira, primeiro dia de Verão, no Parque São João da Ponte, pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, pela chefe de Divisão da Cultura, Márcia Ataíde, e pelos responsáveis do Festival Nova Arcada Braga Blues, Micha Rudowski, Sons do Noroeste, Daniel Pereira de Cristo, e do Festival EsteOeste, Francisco Quintas.

Para Ricardo Rio “os Ares de Verão são uma iniciativa que coloca a cultura e as artes na rua acessível a todos, neste caso, na Praça Municipal e no Parque da Ponte, espaços que detêm condições fantásticas não só pelo contacto com a cidade e com a natureza, mas também porque são espaços de cultura e arte”.

O autarca destacou ainda “a diversidade” e “intensidade” dos Ares de Verão, uma iniciativa que espelha bem a “capacidade da cidade de se reinventar, enriquecendo a oferta cultural disponibilizada não só aos residentes, mas a todos que nos visitam”. E acrescentou: “Todos os dias há algo de novo a acontecer em Braga”.

Uma das novidades da programação deste ano dos Ares de Verão é o Festival Teatro Jardim, criado pela Associação Malad’arte e que vai decorrer de 5 a 27 de julho, no Anfiteatro Natural do Parque S. João da Ponte. Trata-se de um projeto de programação na área das Artes Performativas, que trará ao anfiteatro natural diversas companhias de teatro, que prometem encantar o público, dos miúdos aos graúdos, em período estival.

O programa cultural arranca logo no dia 1 de julho, na Praça Municipal, com o concerto “O Povo Saiu à Rua” pela Orquestra do Distrito de Braga e Coro Participativo.

Entre 2 e 7 de Julho, decorre a 24.º edição do Festival de Teatro de Braga. O Mimarte é mais do que um festival de teatro de rua. É a celebração da criatividade, da expressão artística e das artes do espetáculo que une a cidade, os artistas e o público numa experiência única de partilha e de emoções.

A edição de 2024 traz três espetáculos nacionais com as companhias Jangada Teatro, a Radar 360º e a Peripécia Teatro e três internacionais, através dos grupos Industrial Teatrera; Maitane Sarralde e Labú Teatre, de Espanha. A acessibilidade e inclusão voltam a ser uma aposta com vários espetáculos com interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Entre 2 de Julho e 23 de Agosto decorre no Parque da Ponte, mais uma edição do Verão no Parque. A iniciativa regressa com mais atividades culturais e a novidade do 1.º Festival Teatro Jardim.

De regresso à Praça Municipal, a Escola de Dança, Ent’Artes apresenta no dia 8 de Julho, o espetáculo Apollo 11, a partir das 21h30.

Este ano, o Nova Arcada Braga Blues traz as emoções dos Blues à Praça Municipal com dois concertos, nos dias 9 e 10 de julho, o com músico norueguês Eric Slim Zahl, no primeiro dia e a vencedora do prémio de melhor vocalista nos West Coast Blues Hall Awards, Tia Carroll no segundo dia.

A 11 de Julho, pelas 21h30 é a vez da Orquestra Ligeira do Exército, protagonizar um concerto a não perder.

O Festival de música de raiz, Sons do Noroeste, apresenta-se no palco da Praça Municipal, nos dias 12 e 13 de Julho, com os concertos de Fernando Barroso Duo (com Miguel Veras) e “Ábe Rábade Quinteto “Botánica”, no primeiro dia, e “Phole Trio” e Retimbar, convida a Galega Pilar Gonçalves”, no segundo dia.

A 14 de julho, pelas 22h00, a Orquestra Filarmónica de Braga apresenta a “Orquestra na Praça”, num concerto notável.

A cultura popular e as tradições do mundo apresentam-se no Festival Internacional de Folclore, nos dias 26 e 27 de Julho, com grupos oriundos de Timor; Itália; Espanha; Chile; Bósnia e Herzegovina; Polónia; Uruguai; Colômbia e Costa Rica. De regresso estão também as Tardes de Domingo entre 4 e 25 de Agosto. O Parque de São João da Ponte, com as suas refrescantes sombras são o palco ideal para a atuação dos Grupos Folclóricos do Concelho de Braga.

Depois de uma primeira edição de sucesso, o Festival ESTEOESTE está de volta à cidade de Braga, com dois dias repletos de música e diversão no Parque da Ponte, para celebrar a cultura e a comunidade da cidade, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto.

Depois de uma primeira edição de grande sucesso, o EsteOeste está de regresso com um novo palco, que será instalado na renovada piscina da Ponte, muita música, gastronomia e artesanato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *