AMARESDestaque

É oficial: empresa desiste do concurso para a requalificação do Mosteiro de Rendufe

A empresa vencedora do concurso público internacional para a requalificação do Mosteiro de Rendufe, através do Programa Revive, anunciou ao Turismo de Portugal a desistência da empreitada. A câmara de Amares foi informada, oficiosamente, da decisão pelo representante do Turismo na CCDRN que irá agora formalizar a desistência.

O anúncio foi feito pelo presidente da câmara de Amares, em reunião de executivo. Manuel Moreira confirmou, ainda, que terá que ser feito novo concurso público internacional. É um ‘tanque’ de água fria nas aspirações das entidades locais para que verem a requalificação do Mosteiro como uma realidade.

O vereador Emanuel Magalhães manifestou todo o seu desconforto pela situação e teme pelo futuro do que ainda resta do mosteiro de Rendufe: “é uma que deve merecer atenção de todos. O concurso contemplava a intervenção e cobertura da antiga hospedaria e esta situação vem colocar em causa aquela estrutura. As entidades públicas trocaram o certo pelo incerto e isso trouxe consequências”. O vereador questiona: “a antiga hospedaria aguenta mais um ou dois anos?” e acrescenta: “temos que pedir responsabilidades a quem de direito”.

A vereadora do PS referiu que “o mais urgente agora é enviar uma equipa técnica para avaliar o edifício, até porque há o perigo eminente da estrutura ruir”. Ideia reforçado pelo seu colega de vereação e partido, Pedro Costa: “é muito urgente traçar um plano de salvaguarda do património, há aqui um espaço de tempo que teremos de esperar até novo concurso onde é preciso fazer alguma coisa”.

Recorde-se que o ‘Terras do Homem’ já tinha avançado com a hipótese da empresa desistir do concurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *