AMARESDestaque

Requalificação do Mosteiro de Rendufe em risco

O que se passa com a requalificação do Mosteiro de Rendufe? A pergunta já paira no ar há algum tempo, sobretudo, depois das obras de requalificação ter sido adjudicada, ao abrigo do processo Reviver e depois de um concurso público, a uma empresa.

Em sede de reunião do executivo, e perante as dúvidas levantadas pelo Vereador Emanuel Magalhães, o presidente revelou aquilo que sabe sobre esta matéria: “a empresa que ganhou o concurso quer alterar o projeto inicial, para criar mais quartos”, disse Manuel Moreira, “mas isto tem implicações com o concurso público. Por isso, os advogados estão a perceber como podem, se é que podem, avançar sem colocar em causa esse concurso”.

No entanto, a questão pode não ser assim tão simples. O ‘Terras do Homem’ sabe que a empresa está em vias de abdicar de todo o processo, precisamente, porque não é possível alterar os pressupostos submetidos a concurso sob pena de haver contestação e processos judiciais de outras empresas que tenham corrido.

Ora, se o vencedor do concurso não conseguir encontrar uma solução jurídica para ‘contornar’ o concurso, tudo leva a crer que deverá desistir da requalificação do Mosteiro. Como este é um concurso público internacional, um novo concurso terá que ser submetido, “atrasando todo o processo de requalificação”.

Um problema para o vereador Emanuel Magalhães, “porque o Mosteiro precisa urgentemente de obras sob pena de perdemos uma parte importante da sus estrutura”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *