Município apoia investimentos estratégicos em Braga
Serão votadas na próxima Terça-feira, 10 de Setembro, em Reunião do Executivo de Braga, quatro propostas de atribuição de incentivos no âmbito do regulamento de concessão de incentivos ao investimento da Autarquia Bracarense.
As propostas, elaboradas pela InvestBraga, incluem investimentos por parte das empresas Torneiras Monteiro, Bysteel FS SA, Bysteel SA e Domingos da Silva Teixeira SA, que solicitam a redução no valor do IMI e nas respectivas taxas municipais.
A empresa Domingos da Silva Teixeira SA prevê investir mais de 43 milhões de euros na construção de um imóvel, que incorporará duas unidades industriais dedicadas à produção de unidades modulares 3D e ao fabrico de sistemas ou painéis multimateriais 2D, um centro de competência, a aquisição de equipamentos, a criação de um living lab e a aquisição de hardware e software. Este investimento irá contribuir para a criação de 271 novos postos de trabalho diretos no período de quatro anos.
Já a Bysteel SA irá investir mais de 3.6 milhões de euros na ampliação da unidade industrial da empresa, aquisição de equipamentos industriais, hardware e software. Também a BySteel Fs prevê investir mais de 13 milhões de euros na construção de uma unidade industrial e respectivo equipamento, num projecto que irá criar 73 postos de trabalho em 2 anos e 27 postos nos 2 anos seguintes.
Por fim, a proposta submetida pela InvestBraga inclui a empresa Torneiras Monteiro, que prevê um investimento de 7 milhões de euros na construção de três pavilhões nas antigas instalações da Agrovil, em Lomar. O investimento irá permitir manter e criar novos postos de trabalho qualificados.
Classificação das Lojas com História
Outro dos pontos em agenda da reunião, a realizar na Junta de Freguesia de Lamas, é a conclusão do procedimento do reconhecimento e protecção de estabelecimentos e entidades “Lojas com História”.
A listagem inclui a classificação dos seguintes estabelecimentos: “A Louceira”; “Adega Regional de Tenões”; “Restaurante Sameiro Maia”; “Casa Académica”; “Casa Bouças; “Armazém dos Terceiros”; “Armazéns do Castelo”; “Pomar da Mariazinha”; “Pastelaria A Favorita”; “Tasca do Brito”; “Sapatarias Starlet”; “Café Astória”; “Restaurante Casa Garrafinha (Jeremias)”; “Restaurante City Rio”; “Tasquinha da Laurinha”; “Sapataria Mesquita”; “Casa dos Terços”; “Sapataria Fernando”; “Casa Fragata”; “Doçaria Cruz de Pedra – Sàbiá”.
O Executivo Municipal irá também votar a proposta de classificação como monumento de interesse municipal o prédio n.º 5-9, situado na rua de S. Victor.