GNR resgata 13 pessoas perdidas em “local de difícil acesso” na Peneda-Gerês
Um grupo de 13 pessoas foi localizado e resgatado pela GNR num “local de difícil acesso” e “com recurso a técnicas de manobras de cordas” depois de se ter perdido enquanto realizava o trilho da Fenda da Calcedónia, em Terras de Bouro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A GNR refere, em comunicado, que a ocorrência registou-se no sábado e que o grupo era composto por pessoas com idades entre os 11 e os 59 anos, tendo a operação sido realizada pelo Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês, valência da Unidade Especial de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, “no seguimento de uma comunicação dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro”.
“Os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram localizar e entrar em contacto com as vítimas, de forma a aferir o seu estado de saúde, condição física e condição psicológica, tendo constatado que não existia a necessidade de promover cuidados diferenciados”, e auxiliaram o grupo a efetuar o trilho de regresso até ao local de chegada.
De acordo com a GNR, “as vítimas foram resgatadas de um local de difícil acesso, com recurso a técnicas de manobras de cordas, resultado que contribui para a importância do empenhamento das equipas de busca e resgate em montanha neste tipo de missões”.
A força de segurança sublinha que estas são “equipas dotadas de capacidade física e técnica para prestar auxílio e socorro de vítimas de acidentes, pessoas perdidas e desorientadas em zonas de alta, média e baixa montanha, cursos de água, cavidades e em lugares remotos de difícil acesso, mesmo com condições meteorológicas adversas”.
O comunicado a GNR apela ainda aos praticantes de desportos de natureza e aos visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês para tomarem “especiais precauções” nas suas atividades, por forma a evitar situações de perda de orientação ou acidentes.