Paulo Cruz reconduzido na presidência da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho
O professor Paulo Cruz foi reconduzido como presidente da Escola de Arquitetura Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD). Para o triénio 2024/27, a EAAD vai ter como vice-presidentes os professores Jorge Correia, João Cabeleira e Susana Gaudêncio.
Paulo Cruz nasceu no Porto em 1964 e vive em Guimarães. É professor catedrático de Construção e Tecnologia na EAAD, à qual presidiu em 2004/2011 e desde 2021. É também presidente do conselho geral do Instituto de Design de Guimarães, investigador do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e editor-chefe da revista científica Architecture, Structures and Construction.
Foi ainda pró-reitor da UMinho, presidente da plataforma UM-Cidades e da Associação Internacional de Estruturas e Arquitetura (IASA), diretor do Lab2PT e administrador executivo da Fundação Cidade de Guimarães. Venceu o Thomas Fitch Rowland Award da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (EUA), o Special Service Award da Associação Internacional para a Manutenção e Segurança de Pontes (Japão) e a Medalha de Ouro da Universidade Tecnológica de Wroclaw (Polónia).
A EAAD possui mais de 600 estudantes, 31 docentes de carreira e sete técnicos. Tem múltiplos projetos nacionais e internacionais no ensino, investigação e interação social nas áreas de Arquitetura, Design do Produto e Artes Visuais. O seu edifício, da autoria de F. Távora e J. B. Távora, sedia entidades como o Lab2PT e o Centro de Estudos da Escola, o qual tem coordenado vários projetos e requalificações. A EAAD começou como Departamento Autónomo de Arquitetura (1996-2009) e, depois, Escola de Arquitetura (2009-2021), tendo sido já presidida pelos professores Carlos Bernardo, Paulo Cruz, Vincenzo Riso, Maria Manuel Oliveira e Pedro Bandeira.