Guimarães lança EcoBox para combater o desperdício alimentar
“Em Guimarães, fazer mais pelo ambiente é fazer menos, muito menos”. É este o mote do projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, que foi esta segunda-feira apresentado em Guimarães, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Promovido pelo município, em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, o EcoBox tem como objetivo combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens que permitam aos clientes dos restaurantes do município levarem o que sobrou da sua comida para casa.
Numa fase inicial, o projeto será implementado nos estabelecimentos da zona do Bairro C, estendendo-se posteriormente a todo canal HORECA do município. A EcoBox estará disponível em tem dois tamanhos, de 750ml e 1250 ml, sendo totalmente impermeável e adequada a alimentos e uma opção sustentável, assumindo-se como mais um passo de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030. Mais informações e o pedido da EcoBox estão disponíveis podem ser feitos nas redes sociais do município e instituições parceiras, bem como no site https://rrrciclo.pt/.
Durante a apresentação do EcoBox, Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e da Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, referiu que “uma vez mais, Guimarães pretende, com projetos simples, implementar ações que contribuam para a alteração de comportamentos, rumo ao objetivo que nos une a todos, que é atingir a neutralidade climática até 2030”. E continuou: “As atividades dinâmicas desta semana são dirigidas às crianças, jovens e adultos, reforçando o sentimento e convicção de que sozinhos somos incapazes de fazer qualquer alteração – só envolvendo todos é que seremos capazes de fazer a diferença”. “Esta é uma semana muito importante não só para dar a conhecer as boas práticas e projetos que temos vindo a desenvolver, mas também porque estamos mais próximos de conhecer o resultado da Capital Verde Europeia 2026, que será anunciado na próxima quarta-feira, 27 de novembro, em Valência”, concluiu a vereadora.