Federação de Braga e Concelhia do PS de Guimarães apresentam revista ‘Portugal Socialista’
Teve lugar na sede do PS de Guimarães, organizada pela Federação de Braga e pela Concelhia de Guimarães do PS, o lançamento, no norte do país, do número do “Portugal Socialista”, a revista de reflexão política e órgão oficial do PS, com tema de capa e dossier principal dedicado aos 100 anos do nascimento de Mário Soares.
A revista “Portugal Socialista”, que data de 1967 e, como referiu o seu diretor Porfírio Silva, é anterior à fundação do próprio Partido Socialista, nasceu como órgão oficial da Ação Socialista, a associação de intervenção política dos socialistas ainda no tempo da ditadura, e que se transformaria em Partido Socialista em 1973, na Alemanha.
Antes da apresentação da Revista pelo seu Diretor, Porfírio Silva, e pelo coordenador do Gabinete de Estudos da Federação do PS de Braga, Francisco Teixeira, Victor Hugo Salgado, Presidente da Federação de Braga do PS, faria uma síntese da estratégia do PS de Braga para as próximas autárquicas e para o trabalho politico próximo. Victor Hugo Salgado daria conta da decisão relativamente aos cabeças de lista das candidaturas às quatro câmaras do Quadrilátero Urbano, Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos (respetivamente António Braga, Ricardo Costa, Eduardo Oliveira e Armandina Saleiro) e da perspetiva de que a curto prazo se tornariam públicas as decisões sobre as candidaturas aos municípios do distrito onde o PS não é poder e, logo a seguir, sobre aquelas em que lidera as respetivas autarquias, como Fafe, Vizela, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto (para além de Guimarães, cuja decisão já foi consumada no âmbito do Quadrilátero).
Demonstrando confiança nas próximas eleições autárquicas, Victor Hugo Salgado chamou ao trabalho todos os socialistas, na perspetiva de uma ano de 2025 de intenso trabalho político e eleitoral.
Por sua vez, José Fernandes, Presidente da Mesa da Comissão Politica do PS de Guimarães, em representação de Ricardo Costa (ausente por motivo de trabalhos parlamentares) deu as boas-vindas aos presentes, em particular ao Presidente da Federação.
Francisco Teixeira, Coordenador do Gabinete de Estudos da Federação de Braga do PS, enquadrou a sessão e apresentou Porfírio Silva, referindo que os 100 anos de Mário Soares “são o tema inescapável da capa desta edição do Portugal Socialista, já que se Mário Soares não é ou foi todo o PS, é e foi a infraestrutura política, de ação e ideológica do PS, mas também do Portugal democrático e europeu, sem o qual hoje Portugal não seria o que é”.
Porfírio Silva, Diretor da revista Portugal Socialista, apresentou os artigos da revista e deu conta do processo do seu renascimento em papel, depois de anos apenas em versão digital, agradecendo ao Secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, o impulso para esta transformação.
Como habitualmente em Guimarães, seguiu-se um rico período de intervenções e debate dos muitos militantes e simpatizantes presentes, que lotavam completamente a sala.