Minho

Executivo vimaranense aprova o Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032

O Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032 (PEMC.GUI2032), desenvolvido em parceria com o PolObs da Universidade do Minho, foi submetido à apreciação da Câmara Municipal, após mais de um ano de trabalho colaborativo. Este documento orientador reflete sobre o legado de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e projeta estratégias para o futuro, com foco no desenvolvimento do tecido cultural, participação comunitária e ampliação do acesso à cultura.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, destacou o impacto transformador deste plano: “O PEMC.GUI2032 é o resultado de um processo profundo de reflexão coletiva e um passo essencial para preparar Guimarães para os desafios da próxima década. Este plano reforça o nosso compromisso com uma política cultural que coloca as pessoas no centro e valoriza o património, os criadores e as comunidades. É também um convite à participação ativa de todos no desenvolvimento cultural do território.”

A metodologia incluiu uma auscultação a 696 cidadãos, bem como o envolvimento direto de 50 agentes culturais locais que participaram no laboratório cidadão 2CN-CLab: Cultura Guimarães 2032. Entre 15 de março e 14 de abril de 2024, a versão 0 do plano esteve disponível para consulta pública no website do Município, permitindo à população contribuir com sugestões, reforçando o caráter participativo do processo.

O plano, que agora segue para votação na Assembleia Municipal, baseia-se em princípios de gestão cultural inovadora e colaborativa, alinhando-se com experiências internacionais como o Sistema Nacional de Cultura do Brasil e a Federação Espanhola de Municípios e Províncias. O objetivo é consolidar Guimarães como um modelo de referência na política cultural, tanto a nível nacional quanto internacional, promovendo a valorização do património cultural, o fortalecimento dos públicos e a integração das comunidades locais.

Se aprovado, o PEMC.GUI2032 irá orientar a ação cultural de Guimarães até 2032, com uma visão estratégica que articula o potencial cultural do concelho com os desafios contemporâneos de democratização e desenvolvimento sustentável no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *