AMARESDestaque

Festival de Papas de Amares prevê vender 10 toneladas de papas

De 1 a 4 de março, Amares volta a ser o palco do Festival das Papas de Sarrabulho, “um evento que se tem afirmado ao longo dos anos como um dos maiores festivais gastronómicos da região e uma verdadeira celebração das tradições do Minho”, como referiu o presidente da câmara de Amares na apresentação do certame. Com um custo de 15 euros, dá direito a papas, rojões e uma malga de vinho.

Este ano, o festival promete atrair milhares de visitantes, de todas as idades, para saborear uma das mais emblemáticas iguarias da culinária local. A ideia é chegar às 10 toneladas de papas vendidas, com 30 mil pessoas previstas e 600 lugares sentados. A animação do espaço é uma das novidades do certame.

O evento, organizado pelo Município de Amares em parceria com a Associação Empresarial de Braga, acontece no Mercado Municipal e oferece uma verdadeira imersão no sabor das papas de sarrabulho, um prato preparado carne de porco, sangue de porco e especiarias. Conhecidas pela sua combinação única de sabores, as papas de sarrabulho têm vindo a conquistar um público cada vez maior, com a promessa de surpreender até os mais exigentes paladares.

O presidente da AEBraga, Daniel Vilaça considera o Festival “um evento incontornável na programação do Carnaval do Minho, que dinamiza a economia local e promove a gastronomia, a oferta comercial ambiental, cultural e turística de Amares”.

Além das papas, o festival será também uma vitrine da gastronomia local, com outros pratos tradicionais como os rojões, as tripas e os farinhatos a marcar presença. A oferta gastronómica será complementada por uma seleção de vinhos verdes da região e uma variedade de doces, com especial destaque para os elaborados com a famosa laranja de Amares.

A aposta no artesanato local é outro dos destaques do evento, com expositores a mostrarem o melhor da produção artesanal da região. O festival, que também se configura como um evento cultural e turístico, reforça a imagem de Amares como um destino de eleição para quem aprecia a boa mesa e o património local.

Carnaval
A Europa é o tema deste ano do carnaval de Amares, Segundo o presidente do Clube Desportivo Recreativo Cultural Amarense estão previstos no mínimo 10 carros e 300 participantes: “o Carnaval de Amares é uma referência cultural e recreativa do concelho que se tem transformado e melhorado e traz imensa gente a Amares”.

Paulo Silva louva “o trabalho voluntário anual de muitos jovens do concelho dedicados a trabalhar uma das referências concelhias”. O desfile está marcado para 4 de março, com saída da Rotunda do Autarca, às 15h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *