Minho

Depois da estreia mundial em Gent, o encenador Tiago Rodrigues traz No Yogurt for the Dead a Braga

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, quinta e sexta-feira, às 21h30, o espetáculo No Yogurt for the Dead (Os Mortos Não Comem Iogurtes) pisa o palco da Sala Principal do Theatro Circo.

Em No Yogurt for the Dead, Tiago Rodrigues, diretor artístico do Festival D’Avignon, inspira-se numa história verídica sobre o seu pai. Rogério Rodrigues, um respeitado jornalista português, começou a escrever um artigo de jornal nos seus últimos dias no hospital. Todos os dias escrevia no seu caderno para preparar este texto sobre as suas experiências enquanto doente terminal. Tanto Tiago como o pai sabiam que este seria o seu último artigo.

Após o falecimento do pai, Tiago Rodrigues abriu o caderno. Continha apenas algumas linhas e pontos, alguns rabiscos, como desenhos abstratos de uma criança. Agora, Tiago Rodrigues pretende imaginar as páginas não escritas da última obra do seu pai. Misturando memórias, canções ou fragmentos dos escritos, constrói um espetáculo que pretende ser uma pequena vitória sobre a morte.

Nesta peça, cada cena é uma variação lúdica do tema da despedida. O palco forma uma paisagem surrealista onde as camas de hospital deslizam sobre um mar gelado, como metáfora para o tumulto da vida. A música e a poesia são a gramática de um teatro que encontra motivos de alegria mesmo nas histórias mais tristes.

Em cena estarão Lisah Adeaga, Manuela Azevedo, Beatriz Brás e Hélder Gonçalves, também responsável pela música em No Yogurt for the Dead.

Depois de By Heart (2013), António e Cleópatra (2014), Bovary (2014), Sopro (2017) ou Catarina e a Beleza de Matar Fascistas (2020), Tiago Rodrigues regressa a Portugal, agora diretor do Festival d’Avignon, depois ter estado no Teatro Nacional D. Maria II, onde foi diretor artístico entre 2015 e 2021.

O espetáculo é em português e neerlandês e terá legendagem em português. A sessão de dia 27 conta com Audiodescrição, e o reconhecimento de palco será feito entre as 20h00 e as 21h00.

Este espetáculo é uma produção NTGent, com coprodução Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, Piccolo Teatro di Milano – Teatro d’Europa e Wiener Festwochen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *