“Rotas do Norte” abrem caminho para a Arte e Arquitetura Contemporânea
O Norte tem um novo modelo de gestão, mais robusto e participado, da sua rota de Arte e Arquitetura Contemporânea, integrada no projeto “Rotas do Norte”, voltado para a estruturação e promoção dos bens culturais da Região.
O acordo foi celebrado esta terça-feira, 25 de fevereiro, na Casa da Arquitetura, com as presenças do Presidente e Vice-Presidente da CCDR NORTE, António Cunha e Jorge Sobrado, o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e a comissão executiva da Casa da Arquitetura Joaquim Mendes Pinto e Nuno Sampaio. Marcou ainda presença na cerimónia a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
O momento assinala o primeiro de um conjunto de acordos de cooperação institucional que a CCDR NORTE e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte irão celebrar nos próximos meses, no quadro do aprofundamento do modelo de gestão das Rotas do Norte, um projeto ambicioso, único e inédito.
“Hoje damos o primeiro passo no sentido de um modelo mais participado, coordenado, robusto e eficiente deste projeto que são as Rotas do Norte, que é estruturante na estratégia de desenvolvimento turístico da Região numa lógica territorial coesiva e no progressivo reposicionamento do Norte como destino cultural”, destacou António Cunha.
Por sua vez, o Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Área da Cultura referiu que com este acordo “trazemos para dentro do projeto o melhor know how das instituições regionais, tendo em vista a estruturação das rotas, a capacitação dos proprietários ou gestores de bens culturais, a animação dos itinerários ou atividades de promoção. O Norte dispõe de um conjunto de instituições prestigiadas e competentes para esse objetivo.”
Jorge Sobrado sublinhou que “o modelo de gestão das Rotas do Norte não será assim centralizado, mas descentralizado e participado pelas instituições em melhores condições de conhecimento e intervenção em casa uma das rotas culturais criadas”, adiantando que “à data de hoje, temos já aprovados os acordos com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (para a Rota “Jardins Históricos a Norte”) e com a Fundação Cupertino de Miranda de VN de Famalicão (para a Rota “Escritores a Norte”), tendo já iniciado conversações com a Fundação do Côa para a Rota “Arte Rupestre a Norte”, com a Rota do Românico para a Rota regional “Românico a Norte” e com a Fundação de Serralves para a componente de Arte Contemporânea da Rota “Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte”.
“É, de facto, um momento histórico, inédito a nível nacional. Não há memória de nenhuma Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) fazer um trabalho destes com uma entidade regional”, afirmou o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
O responsável explicou que a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte se juntou ao projeto “para ajudar a organizar, a gerir e a promover estas rotas turísticas”.
Para o diretor executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, trata-se “de fazer inventários da arquitetura contemporânea, de estabelecer as rotas, de ajudar a criar uma formação para ativar quem vai mostrar no terreno esta arquitetura”. “No fundo, o que nós vamos fazer aqui com o turismo Porto e Norte e com a CCDR é tornar a arquitetura portuguesa contemporânea como um ativo estratégico para a região”, considerou.
Luísa Salgueiro salientou que este projeto demonstra bem “a capacidade das instituições da Região de encontrarem sinergias para valorizar e promover o Norte”.