Minho

O que querem os jovens para o seu futuro? Guimarães vai conhecer respostas e mostrar caminhos

Depois dos vários campos de capacitação com jovens de diferentes pontos do concelho, o Município de Guimarães compila esforços em democratizar o acesso a diversas ferramentas e programas com o primeiro Impact Youth. Este plano de ação irá estabelecer-se nas escolas secundárias e entidades associativas entre os dias 11 de março a 4 de abril.

O Impact Youth de 2025 pretende demonstrar a força e a vitalidade dos jovens de Guimarães. O evento deseja fomentar e cultivar dinâmicas coletivas tendo em vista uma melhor ativação na sociedade, através da proximidade com as diversas forças representativas locais, nacionais e internacionais. O mote “Fazer acontecer as causas da Juventude” pretende desmitificar conceitos, congregar elementos diferenciadores e estabelecer uma plataforma para o diálogo aberto de temas atuais como a saúde, a habitação, a cultura, a educação, economia ou sociedade em geral.

Através de fóruns de diálogo entre jovens e decisores políticos, o Impact Youth vai passar pelas quatro escolas secundárias do concelho com diversos convidados como membros do executivo municipal, como Domingos Bragança e Nelson Felgueiras, os deputados à assembleia da República Portuguesa Ricardo Costa, Emídio Guerreiro e Ricardo Araújo e responsáveis as diversas entidades como IPDJ, Erasmus +, Laboratório da Paisagem, CNJ, entre outros.

Este ciclo de fóruns e sessões de auscultação de estudantes das diversas camadas de ensino irá culminar numa sessão no Auditório da Fraterna, no dia 14 de março, às 18h00, com um concurso de ideias. Esta sessão será importante para perceber que soluções apresentam os jovens para a sociedade em geral e contará com entrada gratuita a todo o público.

No âmbito mais lúdico do evento, o Impact Youth acolhe um novo festival de bandas onde o projeto musical vencedor terá lugar garantido no cartaz do Rock no Rio Febras de 2025. Haverá ainda um torneio interescolar com o apoio de todas as Associações de Estudantes das Escolas Secundárias Martins Sarmento, Francisco de Holanda, Santos Simões e Taipas, e também das escolas profissionais do concelho.

O programa de 2025 do Impact Youth pretende envolver toda a comunidade estudantil ao longo do mês de março com palestras, debates, concursos de ideias com a participação de todas as escolas secundárias e profissionais do concelho, arte, desporto e um festival de bandas.

Programa

MARÇO 11 |
10h00 – 11h30
Impact Fórum: Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil | Escola Secundária das Taipas

MARÇO 12 |
10h00 – 11h30
Impact Fórum: Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil | Escola Secundária Santos Simões

18h30 – 20h00
Impact Fórum: Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil | Auditório da Fraterna

MARÇO 13 |
10h10 – 11h40
Impact Fórum: Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil | Escola Secundária Francisco de Holanda

MARÇO 14 |
10h15 – 11h45
Impact Fórum: Fazer acontecer a verdadeira Participação Juvenil | Escola Secundária Martins Sarmento

18h00 – 20h00
Impact Ideias: Concurso de Ideias | Auditório da Fraterna

MARÇO 29 | 21h30
Festival de Bandas | Largo de Donães

MARÇO 30 – ABRIL 4 |
Torneio Concelhio de Futsal | Vários Locais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *