Roteiro do Associativismo Jovem aproxima juventude e decisores políticos em Guimarães
Roteiro do Associativismo Jovem aproxima juventude e decisores políticos em Guimarães
Iniciativa, integrada no programa E.Jovem, teve como principal objetivo criar um espaço de diálogo e proximidade entre os jovens vimaranenses e os decisores políticos.
Iniciativa integrada no programa E.Jovem percorreu diversas associações juvenis e escolas do concelho, em mais de 30 sessões e com a participação direta de mais de 500 jovens, recolhendo contributos para o Plano Municipal da Juventude 2025-2028.
O Roteiro do Associativismo Jovem, promovido pelo Município de Guimarães, aproxima-se do fim após um percurso iniciado em novembro de 2024. Esta iniciativa, integrada no programa E.Jovem, teve como principal objetivo criar um espaço de diálogo e proximidade entre os jovens vimaranenses e os decisores políticos, permitindo a troca de experiências e a construção conjunta de políticas para a juventude.
Ao longo dos últimos meses, o vereador da Juventude, Nelson Felgueiras, visitou diversas associações juvenis, e agrupamentos escolares do concelho, ouvindo jovens e dirigentes associativos sobre os desafios, necessidades e perspetivas do associativismo local.
“Este roteiro permitiu um contacto direto e genuíno com os jovens vimaranenses, dando-lhes voz na definição das políticas municipais para a juventude. O envolvimento ativo das associações e comunidades juvenis é essencial para construirmos um Plano Municipal da Juventude que reflita verdadeiramente as suas ambições e necessidades”, afirmou Nelson Felgueiras.
Para além do reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido pelas associações juvenis, este roteiro permitiu recolher contributos para a elaboração do Plano Municipal da Juventude de Guimarães 2025-2028, reforçando o compromisso da autarquia com a participação cívica e o desenvolvimento de políticas que promovam a inclusão, a cidadania e o associativismo jovem.