Família de Vila Verde pede ajuda para reerguer casa destruída pelo fogo
Um violento incêndio destruiu por completo a casa de uma família, na Ribeira do Neiva, em Vila Verde, no último domingo. A Câmara e a Junta de Freguesia já se prontificaram a ajudar a reconstruir a moradia, tendo também sido lançada uma campanha solidária.
Situada no lugar do Ronco, em Duas Igrejas, na União de Freguesias da Ribeira do Neiva, a casa era habitada por um casal, Miguel e Fátima Fernandes, ambos de 58 anos, e por um dos seus três filhos, Pedro Fernandes, de 34, que foram entretanto realojados por familiares.
No momento em que o incêndio deflagrou, cerca das 18h00 de domingo, não havia ninguém em casa. “Ainda estamos a tentar perceber o que aconteceu, mas o fogo começou num terreiro exterior e não no interior da casa. Só que propagou-se muito rápido”, contou ao JN outra das filhas do casal, Sara, que está a gerir a página de Facebook criada para apoiar a família.
Sara Fernandes sublinhou que a casa foi “absolutamente destruída” pelas chamas, que devido ao “trabalho incrível” dos bombeiros não se alastrou para as habitações contíguas. “Há duas casas coladas à dos meus pais, mas não tiveram danos e, felizmente, ninguém se magoou”, realçou.
Fonte da Câmara de Vila Verde adiantou ao JN que a situação está a ser acompanhada pelos serviços de ação social da autarquia, que “vai apoiar” a família, “em articulação” com a Junta de Freguesia, que desde o momento do incêndio tem estado em ligação direta com os moradores afetados.
A família criou uma página de Facebook chamada “Novo Recomeço”, e disponibilizou o IBAN de uma conta para recolher donativos de quem pretender ajudar: PT50 0035 0918 00049764 930 77 (Miguel Morgado Fernandes).