Minho

11º edição do Festival de Órgão realiza-se entre os dias 2 e 18 de Maio em Braga

De 2 a 18 de Maio, Braga volta a ser palco do Festival Internacional de Órgão, um evento que é já uma marca na agenda cultural da Cidade. O evento, organizado em conjunto pelo Município de Braga, Arquidiocese, Santa Casa da Misericórdia e Irmandade de Santa Cruz, vai na sua 11ª edição, tendo na sua génese a valorização do património organológico da cidade e da região.

Este ano, o Festival irá passar, como é habitual, por várias igrejas de Braga, mas também por Vila Verde (Igreja Nova de Prado) e Póvoa de Lanhoso (Igreja de Águas Santas). Esta edição é dedicada ao tema ´O órgão e o sopro´.

Será oferecida ao público a oportunidade de experimentar sensações auditivas com diferentes instrumentos de sopro, dos mais clássicos como a flauta, o oboé, o clarinete ou a trompa, aos mais antigos como as charamelas, o cornetto ou o trompete barroco. O programa incluiu ainda espaço para ouvir pela primeira vez o ´sheng´, instrumento milenar chinês, as trompas alpinas e até o assobio.

Na apresentação do Festival, que decorreu hoje, 5 de março, na Igreja do Pópulo, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou a importância do evento na ´valorização do órgão enquanto património cultural e instrumento de dinamização artística e comunitária´.

“Queremos criar um cluster criativo em torno deste Festival, abrangendo a reabilitação destes instrumentos, o estímulo à criação artística e à promoção de artistas que possam utilizar estes instrumentos de forma mais regular. Braga tem-se afirmado como âncora na divulgação deste género musical na região, alargando a programação a outros concelhos e consolidando a dimensão económica associada ao festival, atraindo visitantes de todo o país para assistir aos concertos e atividades associadas”, disse.

Como sublinhou o edil, o evento promove a valorização e reabilitação destes instrumentos e o surgimento de novas linguagens artísticas. “ A cada edição, o Festival tem tido o mérito de conseguir cruzar o órgão com outras formas de expressão artísticas e diversificar a sua programação, permitindo ainda aos Bracarenses e visitantes descobrir espaços menos conhecidos da cidade”, afirmou.

O programa completo do Festival está disponível em www.festivalorgaobraga.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *