DestaqueVILA VERDE

‘AQUI HÁ CULTURA!’ em Vila Verde apresentou a obra “Carlos Paredes – a guitarra de um povo”

A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, recebeu, no dia 11 de abril, a apresentação da obra Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo, integrada no projeto AQUI HÁ CULTURA!

O livro, da autoria de Octávio Fonseca e com edição da Tradisom, celebra o centenário do nascimento de Carlos Paredes. A apresentação começou com José Moças, editor da obra, que falou sobre o processo de criação do livro e descreveu o músico como “inacreditável”.

Referiu que Carlos Paredes “nunca se dedicou totalmente à música, trabalhou sempre no hospital”, o que tornava a sua dedicação e talento ainda mais notáveis. Destacou, também, que a obra teve uma grande adesão e que, atualmente, se encontra esgotada, embora esteja prevista uma reedição numa versão mais curta. Aproveitou ainda para agradecer o apoio financeiro do Ministério da Cultura e, antes de passar a palavra ao autor, elogiou-o como “um dos pioneiros na autoria no mundo da música em Portugal”.

O autor explicou os dois principais processos de criação de Carlos Paredes: o “modo canção”, em que o tema é apresentado, desenvolvido, repetido e concluído com um novo tema; e o “modo variações”, em que são justapostos vários quadros melódicos sem repetições. Para ilustrar estes métodos, José Moças reproduziu algumas das composições do músico.

Ao longo da sessão, foram ouvidos vários temas de Carlos Paredes e, no final, o público teve oportunidade de colocar questões, tornando o momento participativo e enriquecedor.

Para encerrar, João Luís Nogueira, em representação da EPATV, e Manuel Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, agradeceram a presença de todos e sublinharam a importância do projeto para o desenvolvimento cultural da comunidade vilaverdense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *