Está a verificar-se em Portugal uma explosão na procura por ATL Inclusivos que aceitem crianças com necessidades especiais, sendo que Portugal tem testemunhado um aumento histórico de casos, ou seja, mais 40% nos últimos 2 anos e estima-se mais 70% até 2028, revela a SalusLive, centro clínico de referência nacional na intervenção pediátrica.
Este centro revela que no seu caso específico, metade das crianças inscritas em projetos como o ATL têm necessidades específicas, o que demonstra a procura por soluções que combinem lazer, aprendizagem e acompanhamento especializado.
A SalusLive revela dois casos muito específicos que revelam o verdadeiro impacto destes ATL Inclusivos, como duas crianças de 6 anos – uma delas com uma deficiência motora grave – que criaram uma amizade imediata, e outro de um menino que, ao longo do ATL, ganhou autonomia para se alimentar sozinho.
”São conquistas que mudam rotinas familiares e reforçam a importância de ambientes integradores”, afirma Raquel Cunha, diretora técnica da SalusLive.
Acontece é que Portugal não está a dar respostas às famílias e com isso a estas crianças que precisam de apoios muito específicos.
“A oferta de ATL inclusivos em Portugal continua limitada, sobretudo fora dos grandes centros urbanos, o que nos preocupa sobremaneira, pois deveria haver mais investimento em projetos que integrem crianças com e sem necessidades especiais, e que garantam apoio técnico especializado e oportunidades de socialização em ambiente partilhado”, sublinha aquela responsável.
O ATL da SalusLive funciona desde 2015 com supervisão terapêutica contínua e um rácio médio de um profissional para cada duas a três crianças, sendo apresentado como exemplo de um modelo replicável noutras regiões do país.
O QUE DIZEM AS CRIANÇAS:
“Muito fixe” – T.
“Estou a amar” – N.
“Estou a achar 5 estrelas” – V.
“Aprendi muitas coisas e brinquei muito” – A.
“Gosto do ATL porque estou feliz com os meus amigos” – E.
O QUE DIZEM ALGUNS PAIS:
“Para muitos pais, o impacto vai muito além do apoio logístico. O ATL é muito mais do que um espaço de atividades para as férias — é uma extensão da nossa família. O ambiente é caloroso, acolhedor e cheio de energia positiva, com profissionais que respeitam a individualidade de cada criança”, Pai Anónimo.
“Aqui, a diferença não é um obstáculo — é celebrada. As crianças com e sem necessidades especiais convivem, brincam e crescem juntas, num ambiente onde cada uma encontra o seu espaço e é aceite tal como é”, Nuno Silva, Pai de duas crianças, uma delas com necessidades especiais.
“Para nós é casa, é um lugar onde todos são iguais. A nossa filha autista de 5 anos chora cada vez que tem de vir embora do ATL, e a irmã mais velha pergunta sempre: ‘quando é que vamos para o ATL, mãe?’”, Mãe Sílvia Mota, sublinhando a tranquilidade que sente por saber que as filhas estão rodeadas de amor, carinho e dedicação.
“Sentimos uma enorme confiança na equipa. As atividades são variadas e pensadas para cada criança, mesmo tendo necessidades diferentes. Vão sempre felizes e voltam cheios de histórias para contar! É um espaço onde se sentem seguros, incluídos e felizes. Recomendo imenso!” Mãe Tânia Vargas.
