A exposição “Só me Saem Duques e Cenas Tristes”, dos artistas Hugo Flores, Luísa Abreu e Teresa Arêde, e com curadoria de Ivo Martins, inaugura este sábado, 2 de maio, às 17h00, no Palácio Vila Flor, em Guimarães. Partindo do universo simbólico do jogo de cartas, a mostra propõe uma reflexão sobre o acaso, a estratégia e as dinâmicas contemporâneas que moldam a criação artística e a individualidade.
Inspirada numa expressão popular associada ao jogo de cartas, a exposição convoca noções de aleatoriedade, sorte e estratégia para questionar o lugar do indivíduo num contexto contemporâneo marcado pela crescente influência de sistemas complexos, nomeadamente os algoritmos. Num exercício de criação partilhada que coloca o jogo como dispositivo central do fazer artístico, as obras apresentam-se como “trunfos” num tabuleiro onde o espaço expositivo se transforma simultaneamente em cena e campo de experimentação, convocando o risco, a cumplicidade e a interferência entre práticas.
Ao abdicar da lógica da jogada individual, os artistas, sediados na cidade do Porto, abrem espaço à escuta, à contaminação mútua e à construção de um corpo coletivo em permanente transformação. Entre o visível e o oculto, a luz e a penumbra, a exposição propõe a experimentação de uma arena partilhada que revela, esconde e transforma em permanência o campo de ação.
Num tempo em que a perceção de perda de controlo se intensifica, “Só me Saem Duques e Cenas Tristes” problematiza as forças de poder no contexto de um jogo de probabilidades, forças e acasos que regulam as relações dos indivíduos com a arte, cultura e criação, evidenciando contradições e incoerências nos discursos dominantes. Ao mesmo tempo, aponta para a necessidade de resgatar uma ideia fundamental de liberdade, reposicionando a arte como espaço crítico e essencial de reflexão sobre o presente.
A exposição poderá ser (re)visitada até 1 de agosto deste ano por público de todas as idades (pelo valor de 2 euros ou 1 euro com desconto) de terça a sábado, das 09h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, no Palácio Vila Flor (Av. D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães).
