A AGERE volta a assumir um papel central nas festividades de São João de Braga, através de uma operação logística reforçada que visa garantir a limpeza, o conforto e a qualidade do espaço público durante um dos momentos mais marcantes da vida da cidade.
Com um significativo reforço de meios humanos e equipamentos, a empresa municipal deixa também uma mensagem de sensibilização: a colaboração de todos os participantes, bracarenses e visitantes, na correta deposição dos resíduos e na preservação dos espaços públicos, missiva essencial para que a festa decorra com o menor impacto ambiental possível e continue a afirmar a melhor imagem da cidade.
O presidente da AGERE, João Granja reforça a mensagem junto dos bracarenses e participantes. “Braga é a nossa casa comum. E as grandes cidades constroem-se da mesma forma que os grandes lares: com cuidado, respeito e responsabilidade. Neste São João, a AGERE reforça equipas e meios para manter a cidade limpa e acolhedora, mas o verdadeiro sucesso desta missão depende da participação de todos. Cuidar de Braga não é apenas uma tarefa dos serviços municipais, mas também um compromisso diário de cada bracarense com a cidade que partilhamos e que queremos deixar melhor às próximas gerações”.
Para o ponto alto das festividades serão instalados 43 contentores de resíduos em pontos estratégicos da cidade, nomeadamente no Parque da Ponte, Fórum Braga (zona de divertimentos), Avenida Central e Mercado Municipal, acompanhando o plano definido pela Comissão de Festas.
A assegurar a recolha de resíduos estarão três motoristas e três operacionais, apoiados por uma frota constituída por três camiões de recolha de resíduos urbanos, duas viaturas bilaterais e uma viatura de carga traseira.
Na área da limpeza urbana e lavagem de arruamentos estarão envolvidos 24 colaboradores, número que sobe para 34 trabalhadores na operação especial de limpeza pós-noitada com vários meios entre varredoras, lavadoras, um jeep de lavagem, veículos elétricos Goupil, uma trotinete elétrica e 14 sopradores.
Casas de banho públicas com horários alargados
A AGERE assegurará igualmente a limpeza e manutenção das instalações sanitárias públicas localizadas no Parque da Ponte, Avenida Central, Fórum Braga (duas unidades) e Sopé do Picoto. As instalações funcionarão, em regra, até às 03h00, com exceção das localizadas na Avenida Central e no Pópulo, que encerrarão à meia-noite. Na noite de São João, todas as casas de banho públicas permanecerão abertas.
Como forma de sensibilização para comportamentos responsáveis, todos os contentores instalados para o São João exibem quadras populares criadas pelos próprios colaboradores no âmbito de um desafio interno que procurou associar o espírito da festa às boas práticas ambientais.
A operação da AGERE acompanhará os principais eventos do programa sanjoanino, mas também a transmissão do jogo de Portugal na Avenida Central, com reforço significativo de equipas e equipamentos.
