Minho

Nova criação do Teatro Oficina, “Seta Cegonha” navega até 29 de setembro entre Guimarães e Matosinhos

A nova criação do Teatro Oficina é escrita a quatro mãos e seis olhos. Com a concepção, dramaturgia e encenação a cargo de Bruno dos Reis e Gaya de Medeiros, olhar externo de José Nunes e em coprodução com o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a peça “Seta cegonha” integra a trilogia iniciada com “Tudo em Avignon e eu aqui”, embora não deva ser entendido como um objeto narrativo sequencial, mas antes um prolongamento de uma investigação sobre os limites e as possibilidades do teatro. As sessões de apresentação desta peça em movimento estendem-se até 29 de setembro, sempre com início às 22h00.

Se durante o primeiro espetáculo da trilogia (“Tudo em Avignon e eu aqui”) foi questionado o poder que ainda restava ao equipamento teatral, cada vez mais espartilhado por regras, modos de ver e de fazer, no segundo (“Seta cegonha”) parte-se definitivamente para fora dele. A cena abandona as suas paredes. A estrada torna-se palco. O automóvel transforma-se em plateia. E a travessia afirma-se como um lugar de encontro entre duas ficções.

Com interpretação de Nuno Preto, Francisca Sobrinho e Ricardo Pinho, o espetáculo “Seta cegonha” (estreado no passado dia 27 de julho, tendo feito uma primeira semana de carreira) são duas viagens de automóvel, uma que começa em Guimarães e outra que começa em Matosinhos. Aos espectadores, ser-lhes-á proposta uma viagem real, acompanhados por duas ficções muito distintas – uma aproximada ao que vamos apelidando de estética do real, e outra já completamente fora desse campo.

Devido à lotação muito reduzida (2 espectadores por sessão), as sessões de apresentação desta peça em movimento estendem-se até 29 de setembro, com apresentações diárias intervaladas, e sempre com início às 22h00.
Os bilhetes para as apresentações deste espetáculo (com o valor de 7,5 euros) já se encontram esgotados para todas as sessões com partida de Guimarães, havendo alguns (raros) bilhetes ainda disponíveis para sessões com partida desde Matosinhos.

Deixe um comentário