Nacional

Comissão Europeia debate interligações energéticas para o Sudoeste da Europa com Portugal, Espanha e França

O Grupo de Alto Nível do Sudoeste da Europa sobre interconexões reuniu-se pela primeira vez a nível ministerial em Paris, juntando os ministros da Energia de França, Espanha e Portugal com a Comissão Europeia representada por Dan Jørgensen, comissário europeu responsável pela pasta da Energia e Habitação, com o objetivo de impulsionar as ligações energéticas essenciais na região.

A reunião evidencia os esforços da Comissão Europeia para dinamizar os principais projetos de infraestruturas energéticas na União, em especial os que foram designados Autoestradas da Energia pela sua importância estratégica e elevado contributo para a segurança energética, a competitividade e a descarbonização da Europa.

Em debate estiveram as interligações elétricas transpirenaicas entre França, Espanha e Portugal, bem como a cooperação regional sobre a energia de fontes renováveis ao largo e o desenvolvimento de um corredor de hidrogénio no sudoeste da Europa.

O trabalho com os Estados-Membros e os promotores de projetos continuará em projetos concretos, especialmente o projeto Navarra-Landes que a UE já apoiou com 11 milhões de euros do Mecanismo Interligar a Europa.

O Comissário Europeu responsável pela pasta da Energia e Habitação, Dan Jørgensen, referiu a este propósito: «Mais interligações tornam a Europa mais forte, mais competitiva e mais resiliente porque possibilitam reforçar a segurança energética e reduzir os preços da energia, tanto para os consumidores como para as empresas e famílias. É, portanto, fundamental avançar com as interligações elétricas através dos Pirenéus de forma a melhorar a integração da Península Ibérica no sistema europeu. O diálogo nesta reunião decorreu a bom ritmo e vamos continuar a trabalhar.»

Contexto
Criado em 2015 no seguimento da Cimeira de Madrid, o Grupo de Alto Nível do Sudoeste da Europa promove a melhoria da integração da Península Ibérica no mercado europeu da energia. O seu trabalho centra-se nas interligações elétricas transfronteiriças, na rápida execução de projetos de infraestruturas prioritárias e, a partir do Memorando de Entendimento de 2023, nas infraestruturas marítimas e na cooperação no domínio do hidrogénio.

Deixe um comentário