AMARESDestaque

Desfile D. Gualdim Pais é a novidade da Feira Franca de Amares

Um desfile para recordar os tempos de D. Gualdim Pais, figura amarense em destaque na Freguesia de Amares e Figueiredo, é a grande novidade da edição de 2024 da Feira Franca em Amares. Envolvendo quase todas as freguesias do concelho, através da Valoriza e da Associação Social de Figueiredo, o desfile está marcado para sábado à tarde, dia 18, e estão previstos cerca de 100 figurantes.

Segundo o rpesidente da Junta da União de Freguesias, Paulo Brito, “esta é a grande novidade deste ano, que irá permitir conhecer um pouco melhor a hiostória de D. Gualdim Pais e logo, também, do concelho de Amares”.

Depois do sucesso das duas anteriores edições, o certame volta a apostar num figurino “ganhado. Queremos trazer os produtores para que possam vender os seus produtos, dinamizando os pequenos produtores. Pretendemos ter eventos que tragam pessoas de fora e do próprio concelho, dos mais pequenos aos mais idosos”.

Em termos musicais, o destaque é a cantora Ruth Marlene que atua no sábado à noite. Feira de vinhos, exposições agrícolas, animação estão também no programa: “Venham a Amares, estaremos cá para receber de braços abertos”.

O presidente da câmara de Amares reconhece que a Feira Franca, juntamente com as Antoninas, são os maiores eventos do concelho: “a Feira Franca promove os produtos locais e a vertente económica, é muito importante para os nossos produtores puderem melhor sobreviver”. Elogios depois à Junta de Freguesia que “tem feito um esforço para que a Feira Franca se desenvolva e cresça, foi com o vosso empenho e dedicação que cresceu, e as ultimas edições foram um sucesso cheias de gente”.

Manuel Moreira deixou ainda um elogio ao facto deste ser um certame para todas as faixas etárias, dando como exemplo a feirinha dos mais pequenos, no sábado de manhã: “os mais pequenos estão entusiasmados a angariar fundos para as suas visitas de estudo. Foi uma parceria pedagógica que valoriza a Feira França, dá-lhe outra chama”.

Recorde-se que o sucesso da feira vê-se, também, pelos produtos que ganham prémios e depois ficam como marcas dos estabelecimentos como por exemplo, a nata de laranja que surgiu na Feira Franca e hoje é transversal a todo o concelho”.

Cerca de 90% dos produtores presentes na Feira são de Amares e “os que vieram de fora queremos que tragam o que não houver no concelho para diversificar”, diz o presidente da junta. Paulo Brito revela, ainda, que as jornadas dos citrinos vão ter duas partes, uma mais prática na vila de Bouro: “em vez de estar num espaço fechado, os participantes vão estar próximos pomares, entendendo processos e modos de produção.

O Bolo gigante de laranja está, também, na programação com a participação de todas as pastelarias do concelho e algumas de fora.

Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *