Grande prémio do Namorar Portugal vai para Leiria
‘Ao teu lado’ é o nome do coordenado vencedor da autoria de Cátia Rascão
Da decoração ao jantar romântico, passando pelos espetáculos de música ao vivo, espetáculo multimédia e desfile de moda, nada faltou em mais uma noite de glamour em Vila Verde. Ana Rita Clara, Isabela Valadeiro, Joana Freitas, Isaac Alfaiate, Olavo Bilac e Gabriela Couto foram as estrelas nacionais da moda, música e televisão que ajudaram a abrilhantar a Gala Namorar Portugal 2020, que contou também com a participação do Grupo Folclórico e da Academia de Música de Vila Verde.
A iniciativa rainha da vasta programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ decorreu a 14 de fevereiro, organizada pelo Município de Vila Verde com o apoio da Aliança Artesanal. O ponto mais alto da noite foi o XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda, em que o primeiro prémio foi para Leiria. ‘Ao teu lado’ é o nome do coordenado vencedor, da autoria de Cátia Rascão, inspirado nos motivos dos Lenços de Namorados e num clássico dos anos 50: saia midi, blusa de bainha aberta e sapatilhas.
Os aperitivos chegaram ao som dos acordes da Academia de Música de Vila Verde, que contou com a voz da artista jazz Gabriela Couto. De seguida, subiu ao palco o Grupo Folclórico de Vila Verde. ‘Bordar com Amor’ foi o nome da performance numa viagem à (re)descoberta da herança cultural vilaverdense, com enfoque no pano de linho branco, onde as mulheres minhotas em idade ‘casadoira’ bordavam com linhas coloridas os sentimentos que lhes inundava o peito, apresentando-o como prova de amor e pedido de namoro. Assim nasceram os Lenços de Namorados que atravessaram os séculos e se apresentam na modernidade como um ícone identitário da região e do país.
Estrelas nacionais em Vila Verde
Tempo ainda para um espetáculo multimédia, antes do desfile dos 71 coordenados (vindos de vários pontos do país e alguns do estrangeiro) que integraram o XVII Concurso Internacional de Criadores de Moda. A apresentação ficou a cargo de uma cara conhecida no panorama nacional da televisão, Ana Rita Clara. Na passerelle, os vencedores do Casting Namorar Portugal desfilaram ao lado de estrelas como Isabela Valadeiro, Joana Freitas e Isaac Alfaiate, uma constelação que ajudou a abrilhantar a noite.
Depois, o público ficou a conhecer as propostas dos estilistas consagrados, profissionais de renome nacional e internacional. Nuno Gama, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e Luís Carvalho apresentaram propostas modernas e arrojadas inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, numa ligação entre tradição e modernidade. Enquanto o júri desempenhava a tarefa de escolher as melhores propostas entre dezenas de coordenados, Olavo Bilac pôs a sala a cantar.
Bordado em ponto cruz no primeiro prémio
Entretanto, chegou a hora de conhecer os grandes vencedores da noite. Cátia Rascão impressionou o júri e conquistou o lugar mais alto do pódio, bem como um cheque de mil euros, reinventando um clássico dos anos 50: saia midi, blusa de bainha aberta e sapatilhas. Todos os elementos incorporam o ponto cruz, os desenhos e os versos dos famosos Lenços de Namorados, que remontam ao século XVIII. “Sinto-me bem, tranquila e muito feliz. É muito bom ver o trabalho reconhecido”, afirmou a criadora de Leiria, sem esconder que foi uma proposta muito trabalhosa e que envolveu até alguma aprendizagem. “Sim, fui eu que fiz tudo, da confeção das peças aos bordados à mão em ponto cruz”, revelou. ‘Ao teu lado’ foi o nome escolhido para um coordenado com um “look muito feminino” em tons de branco e vermelho.
ESVV: Amor e sustentabilidade sob a forma de uma proposta de moda
O segundo prémio foi entregue à Escola Secundária de Vila Verde, que provou o valor da ‘prata da casa’. Um vestido verde com bordado em tom dourado, com echarpe e sapatos a condizer. O estabelecimento de ensino foi representado pela professora Cláudia Gomes, responsável pelo Clube de Arte, que desenhou o coordenado, e pelo diretor, João Graça, que elaborou o conceito: amor e sustentabilidade. Além de aliar tradição e moda de forma harmoniosa, a proposta incorporou os cinco ‘erres’ do meio ambiente (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) procurando transmitir uma mensagem de sensibilização ambiental. João Graça sublinhou a “vontade da escola estar associada o ícone identitário do nosso concelho, os Lenços de Namorados, aliando-o ao conceito da sustentabilidade ambiental”.
“São defensores claros da nossa tradição”
O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, não escondeu a satisfação com o sucesso de um evento que continua a fazer de Vila Verde um local de eleição para celebrar “o dia do amor, o 14 de fevereiro”. O edil agradeceu aos cerca de 70 parceiros que “espalham a marca Namorar Portugal pelo país e pelo mundo”; às bordadeiras da Aliança Artesanal “porque sem o trabalho delas não teríamos o ‘Mês do Romance’, nem um Dia dos Namorados com a força que tem hoje”; à plateia pela adesão em massa; aos patrocinadores pelo apoio e aos estilistas convidados por um trabalho “muito voluntarioso e de grande qualidade”.
“Vimos a alegria com que pisam o palco, são defensores claros da nossa tradição. Fazem produtos únicos, alguns até confecionados no tear, que é uma coisa única, e estão de parabéns por contribuírem para a defesa do nosso património cultural”, afirmou, acrescentando que o evento é também uma montra de talento. Recordou o caso da manequim Bruna Silva, participante numa edição anterior do casting Namorar Portugal, que representou Portugal numa competição à escala mundial.
“Uma noite mágica e muito glamourosa”
A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, também sublinhou a importância do trabalho desenvolvido na Aliança Artesanal, de preservação e valorização de uma tradição que é também um símbolo de emancipação feminina. Em pelo século XVIII, eram as mulheres que davam o primeiro passo e declaravam o seu amor. Júlia Fernandes manifestou o seu contentamento por “uma noite mágica e muito glamourosa que se revelou também uma mostra de talentos”.
“O ponto alto da noite foi o Concurso Internacional de Criadores de Moda, com propostas de grande qualidade e muitas escolas envolvidas. Correspondeu às expectativas, foram premiados coordenados belíssimos”, afirmou. Destaque também para ‘Fevereiro, Mês do Romance’, uma programação muito densa e intensa. “É assim que se vai consolidando uma marca e afirmando Vila Verde enquanto terra onde o amor acontece e dos Lenços de Namorados. Com estes eventos criamos notoriedade para o concelho e para o território”, concluiu.
Lista de Premiados
1º Prémio: Cátia Rascão
2º Prémio: Escola Secundária de Vila Verde
3º Prémio: Paula Neves (Atelier Horas a Fio)
Prémio do Público: Maria Conceição Silva
Prémio Jovem Revelação: Oriana Valentina Quinteiro (Escola Secundária Marques de Castilho – Agrupamento de Escolas de Águeda)
Prémio Nortempresa: Fernando Rei
Prémio Impacto Visual: Orlando Ventura
Prémio Delta: Mariana Martins (CEARTE)
Prémio BMCar: Sérgio Sá
Prémio Best Fit: Ana Sousa, Diana Ferreira, Diogo Ferreira, Carlos Carvalho e José Ferreira (Escola Profissional de Felgueiras)