Penha benze e consagra cidade a Nossa Senhora
A Irmandade da Penha promove, no próximo Domingo, dia 19 de Abril, uma cerimónia religiosa de Bênção e Consagração da cidade e do concelho de Guimarães a Nossa Senhora.
A iniciativa terá lugar no Santuário da Penha, pelas 16h00, com transmissão directa via facebook do Grupo Santiago, que oportunamente fornecerá o link de ligação.
A simbólica cerimónia religiosa tem lugar no dia da Divina Misericórdia e véspera da Memória de Nossa Senhora da Alegria e inclui Oração do Rosário, Consagração a Nossa Senhora, Exposição do Santíssimo e Adoração e Bênção à Cidade e ao Concelho.
“Em virtude do estado de emergência em que vivemos, a cerimónia decorrerá com a presença do mínimo de pessoas necessárias aos actos que serão realizados. Em cumprimento das restrições das autoridades e distanciamento determinado, está impedida a participação pública, podendo todos os interessados acompanhar a respectiva transmissão directa online, através do facebook do Grupo Santiago”, refere a Irmandade em comunicado.
Recorde-se que há cerca de 100 anos, aquando da «gripe espanhola», pandemia que infectou cerca de 500 milhões de pessoas em todo o Mundo, provocando entre 17 a 50 milhões de mortes, o Santuário da Penha foi um dos locais que acolheu muitos dos vimaranenses afectados por aquela que foi a última grande e mais mortal pandemia da história da humanidade.