Fogo em mato em Braga está em fase de resolução

Um incêndio que deflagrou hoje em Este São Mamede, Braga, entrou em fase de resolução, mantendo-se no local mais de 100 operacionais, disse à Lusa o vereador da Proteção Civil.

Segundo Altino Bessa, que está no local, o fogo, que chegou a ter no combate oito meios aéreos, começou numa encosta de mato e floresta.

O declive do terreno, o vento e as dificuldades de acesso foram as principais dificuldades sentidas pelos operacionais, referiu o vereador da Câmara de Braga.

O incêndio, que iniciou pelas 16:50, não colocou em perigo habitações, a zona industrial e os santuários, sublinhou Altino Bessa.

O 2.º comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, disse hoje que vão ser reforçados os operacionais em distritos em estado de alerta especial de nível vermelho face ao risco de incêndio, nomeadamente com recurso a patrulhamento militar.

André Fernandes falava numa conferência de imprensa na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide (Oeiras), para dar conta do agravamento da situação meteorológica que coloca o país em risco máximo de incêndio, e da decisão de elevar o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais para nível vermelho em 10 distritos, estando os outros oito em alerta laranja, o segundo mais grave.

Na tarde de hoje, o Governo anunciou também que declarou a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *