AtualidadeMinho

UMinho e Universidade do Algarve repetem ‘Docência+’ em setembro

A Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade de Aveiro (UA) vão dar continuidade à sua colaboração e organizam, de 14 a 25 de setembro, a 3.ª edição do Docência+, novamente em formato online.

Interessadas em alargar a experiência a mais docentes, as duas instituições mantêm o propósito de contribuir para a criação de comunidades universitárias mais inovadoras na sua missão no ensino.

Esta será a 2.ª edição do Docência + do presente ano e volta a ter como objetivo o reforço da capacitação dos docentes para os processos de ensino e aprendizagem digitais, com especial destaque no papel dos estudantes enquanto agentes de melhoria contínua das instituições.

A formação será, à semelhança da edição anterior, de caráter prático, baseada nas melhores evidências disponíveis e os temas voltarão a incidir em “Como preparar uma UC em modelo b-learning”, “Como usar as tecnologias e metodologias em contexto letivo”, “Como avaliar as aprendizagens” e “Como avaliar o funcionamento de Unidades Curriculares tendo em conta a sua melhoria continua”.

O programa combinará momentos de trabalho síncrono e assíncrono, num total de cerca de 20 horas. O Docência+ proporá aos participantes o desenvolvimento de um plano inovador para uma unidade curricular em que estejam envolvidos. Realizar-se-ão ainda sessões formativas e um projeto de trabalho personalizado acompanhado por um grupo de facilitadores da UMinho e da UA, docentes e estudantes.

As equipas de facilitadores desta edição integrarão participantes na edição de julho que terminou com um balanço muito positivo por parte dos participantes. Do lado da UMinho participaram cerca de 100 docentes que, ao longo das duas semanas do evento, estiveram envolvidos num processo de reflexão e transformação das suas unidades curriculares, num esforço acompanhado por um grupo de facilitadores, docentes e estudantes.

A inscrição é aberta a docentes e investigadores com serviço docente atribuído para o ano letivo 2020/2021 e a participação é gratuita, sujeita a inscrição e limitada às 200 vagas existentes.

Para se inscrever, o docente deve preencher o formulário até ao dia 2 de setembro. A seleção será feita pelo Centro IDEA-UMinho e pelos Conselhos Pedagógicos da UMinho e a participação será certificada, utilizando o sistema de Open badges. O programa detalhado será disponibilizado oportunamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *