NACIONAL

Força Portuguesa projetada para nova operação de proteção de civis na República Centro-Africana

Os militares portugueses, da 7ª Força Nacional Destacada, maioritariamente composta por paraquedistas, em missão na República Centro-Africana ao serviço das Nações Unidas, estão a realizar uma operação conjunta com forças de capacetes azuis do Nepal, contando igualmente com o apoio de helicópteros do Paquistão e do Sri-Lanka, tendo como objetivo a estabilização da paz na região de Bocaranga, situada a noroeste do país, junto à fronteira com o Chade e com os Camarões.

A missão prioritária é a proteção de civis, através da dissuasão e restrição de movimentos de elementos armados afetos ao grupo 3R (Regresso, Reclamação, Reconciliação) que, em manifesto incumprimento com o estipulado nos Acordos de Paz assinados em fevereiro de 2019, entre o Governo da República Centro- Africana e os grupos armados, se encontra a hostilizar a população e a operar fora da Região de Koui (cerca de 25 quilómetros a oeste de Bocaranga), à qual deveria estar circunscrito.

Depois de sair de Bangui, no dia 30 de julho, a projeção da Força Portuguesa por via terrestre implicou um movimento de cerca de 550 Km que, por força das condições meteorológicas e do terreno, se traduziu num deslocamento de 5 dias.

Nesta operação estão a ser utilizadas, pela primeira vez, as novas viaturas blindadas VAMTAC ST5, do Exército Português, recentemente enviadas para a República Centro-Africana, que garantem uma maior capacidade de proteção, mobilidade e poder de fogo à Força Portuguesa.

Por forma a garantir a proteção da população civil local, os Paraquedistas do Exército Português, apoiados pelos Controladores Aéreos Avançados da Força Aérea Portuguesa, estão, desde 8 de agosto, a patrulhar a região de Bocaranga.

Esta é a 7ª Força Nacional Destacada neste teatro de operações, sendo o atual contingente composto por 180 militares, maioritariamente tropas especiais Paraquedistas do Exército Português, integrando ainda militares de outras unidades do Exército e Controladores Aéreos Avançados da Força Aérea.​​​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *