DESPORTO

Viana do Castelo recebe torneio de Polybat

A Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência (FPDD), em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo, vai organizar o evento de Polybat Para Todos, onde se inclui um curso para árbitros de Polybat (formação teórica de 01h30m no dia 13 de outubro mais formação prática no dia 14 de outubro) e um torneio de Polybat (dia 14 de outubro das 10h às 16h).

Este evento realiza-se com apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo que vai ceder o espaço do Pavilhão da Meadela e da Associação De Ténis de Mesa de Viana do Castelo que vai ceder as mesas.

O Polybat, ou ténis de mesa lateral, como também é conhecido, foi criado em Inglaterra em meados dos anos 1980. A atividade surgiu como uma alternativa recreativa para aqueles que não possuíam o perfil do Boccia e não conseguiam praticar o Ténis de Mesa convencional.

O perfil característico inclui quem tem distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro medularas, traumatismo craniano e deficiência intelectual.

É jogado numa mesa de 1,2 metros por 2,4 metros, com proteção nas laterais com 10 centímetros de altura, para que a bola não saia pelos lados da mesa. Cada jogador usa um bastão para rebater a bola ao longo da superfície da mesa, contra o seu oponente. O objetivo é rebatê-la a fim de lançá-la para fora do lado adversário ou forçar falta e ganhar o ponto.

As batidas diretas ou rebatidas, com frequência em alta velocidade, resulta num jogo animado que requer esforço dos competidores e dos espetadores para acompanhá-lo.

O jogo é disputado até aos 11 pontos (jogo curto) ou 21 pontos (jogo longo). A cada 2 pontos os jogadores trocam de serviço.

Na marcação do serviço, a bola deve tocar pelo menos uma vez numa parede lateral antes de o adversário rebater a bola. O bastão deve manter contato com a mesa (é arrastado) e a bola deve ser lançada diretamente ou de encontro às bordas laterais.

O Polybat pode ser jogado em pares. A divisão é feita por classe, de acordo com a funcionalidade do praticante, e não por sexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *