Navio hidrográfico “Almirante Gago Coutinho” já chegou a Cabo Verde

O Navio hidro-oceanográfico “Almirante Gago Coutinho”, da Marinha Portuguesa, atracou hoje, dia 13 de janeiro, no Porto Grande, na cidade do Mindelo, localizada na ilha de S. Vicente em Cabo Verde, após largar da Base Naval de Lisboa no passado dia 31 de dezembro de 2020, no âmbito da missão Mar Aberto 20.2.

Durante o trânsito até ao Arquipélago de Cabo Verde, o navio realizou diversas atividades relacionadas com a sua capacidade científica e hidrográfica, nomeadamente, o lançamento de boias derivantes em cooperação com o Global Drifter Program-NOAA, a colheita de amostras de água para análise de microplásticos no âmbito do projeto “Volta ao Mundo Sagres 2020-FA”, e efetuou levantamentos hidrográficos em áreas de interesse, designadamente nos Montes Submarinos a nordeste da ilha de Santiago.

A realização de levantamentos hidrográficos em Cabo Verde tem como principal objetivo obter informação hidrográfica atualizada, bem como informação batimétrica no âmbito do Projeto UNTIeD-* Unlocking the megaTsunamI Deadlock: using the near-source impacts to constrain tsunami generation by volcanic flank colapses, e terão a participação de um Oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde.

O navio permanecerá em Mindelo até ao dia 16 de janeiro, estando prevista a realização de várias atividades com as Forças Armadas de Cabo Verde.

As missões da Iniciativa Mar Aberto, desenvolvidas desde 2008, visam contribuir para o esforço integrado de obtenção de conhecimento situacional marítimo, desenvolvimento científico e segurança cooperativa da comunidade internacional na região central do Oceano Atlântico e para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal com os países da CPLP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *